A equipe de handebol feminino adulto de Americana obteve mais um grande resultado em menos de 40 dias. Depois da 11º título consecutivo dos Jogos Regionais, as meninas conquistaram na tarde do último sábado (20/08), o segundo lugar no Campeonato Brasileiro da 1ª divisão. Americana perdeu a final para o time de Cianorte (PR) por 26 a 25, no Ginásio “Leoveraldo Vieira Lustosa”, na cidade de Boa Esperança, no Paraná, sede da competição.
O treinador americanense, Jurandir Batista, o Didi, ficou muito chateado com atuação da arbitragem, que segundo ele foi primordial para perda do título. “Fizemos um excelente jogo, mas infelizmente o extra quadra atrapalhou. Em todo esse tempo no handebol nunca vi algo como esse. O placar eletrônico parou de funcionar, o árbitro não parava o jogo quando eu pedia tempo e, por último, a falta era a nosso favor, mas ele inverteu, o time de Cianorte cobrou rapidamente, marcou o gol e o juiz acabou a partida. É lamentável que essas coisas ainda aconteçam dentro do esporte”, disse.
As americanenses fizeram uma ótima campanha, perdendo apenas na decisão do campeonato nacional, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de agosto. O evento contou com a presença de oitos equipes dos Estados do Paraná, Pará, Pernambuco e São Paulo. Na fase classificatória, Americana venceu os times paranaenses de Cianorte e Maringá, e o Paissandu (PA). Pela semifinal a vitória veio contra a rival Pindamonhangaba (SP) e na decisão perdeu para a equipe de Cianorte, que havia vencido na fase classificatória.
A temporada tem sido mais que positiva para as comandadas do técnico Jurandir Batista, o Didi. Além dessas conquistas, Americana lidera o Campeonato Paulista da categoria e está invicta na Liga de Handebol do Estado de São Paulo. A equipe é favorita também para a conquista dos Jogos abertos do Interior que acontecem no mês de novembro, em Mogi das Cruzes. No inicio do mês, o treinador americanense recebeu da Federação Paulista de Handebol, o prêmio de melhor técnico da Copa Ouro de 2010.
O secretário de Esportes, Mário Antonucci, não escondeu a alegria por mais um bom resultado e fez vários elogios ao time. “Há anos essas meninas vêm desempenhando um bom papel. Elas são batalhadoras, se dedicam e por isso estão conquistando seus objetivos. Ao Didi, só tenho que dar os parabéns, porque é sabedor do carinho e admiração que tenho por ele e pelo seu trabalho. Ele é merecedor desse bom momento, isso mostra que todo seu trabalho está sendo recompensado com conquistas”, frisou.
O elenco vice-campeão é formado pelas atletas: Lúcia, Muriel, Kátia, Aline, Mônica, Camila, Jaqueline, Luciane, Raíssa, Renata, Maria Carolina, Carol, Lucimar e Greice.