Com uma rodada de antecedência, o Grande Mestre Internacional Giovanni Vescovi conquistou o título do 77º Campeonato Brasileiro de Xadrez realizado em Americana. Na noite de ontem (07/12), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, Giovanni Vescovi venceu Paulo Jatobá de Oliveira Reis por 1 a 0 e foi beneficiado com a derrota de Alexandr Fier para Everaldo Matsuura pelo mesmo placar. Com isso o gaúcho conquistou seu sétimo título nacional, sendo um dos maiores ganhadores do nacional. Esse foi o segundo título conquistado por Vescovi em Americana; no ano passado o enxadrista também foi campeão do evento disputado na Princesa Tecelã.
A final da competição que foi realizada entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro e reuniu os principais jogadores de xadrez do Brasil. O campeonato é organizado pela Federação Paulista de Xadrez (FPX) e conta com o apoio da Prefeitura de Americana.
“Parabéns ao Giovanni que fez uma ótima competição, se tornando um dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro. O título ficou em boas mãos”, disse o vice-presidente da FPX, José Alberto Ferreira dos Santos.
Além de Vescovi, o Brasileiro contou a presença de mais cinco grandes mestres internacionais do xadrez. Dos onze melhores colocados no ranking brasileiro, oito disputaram a grande final.
O gaúcho, que reside atualmente na cidade de São Paulo, tem 32 anos e já disputou torneio por mais de trinta países e, atualmente, ocupa a segunda posição do ranking brasileiro, ficando atrás apenas do Grande Mestre Rafael Leitão.
“No xadrez, a experiência para decidir uma jogada conta muito e isso com certeza me ajudou na conquista do título. Estava muito tranquilo e concentrado, isso fez a diferença”, disse Viscovi.
O enxadrista, que conquistou sete títulos nas últimas oito edições do Campeonato Brasileiro, disse que se preparou para disputa. “Essa foi minha principal conquista em 2010, estava focado, sabia das dificuldades e com isso me preparei muito para chegar ao título, fiquei muito contente com o resultado”, completou.
O secretário de Esportes de Americana, Mário Antonucci, elogiou a competição e o grande vencedor. “Americana mais uma vez sediou um grande evento, parabéns aos organizadores e aos enxadristas, principalmente ao Giovanni Vescovi, que mais uma vez ficou com título”.
Vescovi foi campeão invicto somando 8,5 pontos , conquistando seis vitórias e cinco empates. Diego Rafael di Berardino e Everaldo Matsuura terminaram com 7,0 pontos cada, ficando na segunda e terceira posição respectivamente.