Com o objetivo de aprimorar ainda mais seu conhecimento e acompanhar de perto o trabalho realizado pelos treinadores europeus, o técnico André Zappia, da equipe de atletismo da Secretaria de Esportes de Americana, realizou intercâmbio internacional na cidade de Genebra, na Suíça.
André Zappia, que já assumiu como técnico da seleção paulista, menor, juvenil e sub-23, e técnico da seleção brasileira sub-23, ficou durante 22 dias, entre 17 de novembro e 9 de dezembro, realizando trabalhos junto aos treinadores suíços e portugueses com crianças e jovens e até adultos no Club Viseul de Atletismo .
“O esporte na Europa é diferente do Brasil, pois aqui é feito muito com objetivo social e na Suíça e outros países europeus é visto como um esporte visando alto rendimento. Aqui você usa o social para trazer os atletas, lá não, já está na cultura do país”, frisou Zappia.
O que mais surpreendeu o técnico americanense foi que o Brasil não está desatualizado em termos técnicos em relação aos europeus. “Na verdade, fui com a intenção de melhorar meu conhecimento e na verdade os treinadores que lá estavam buscavam informações comigo para as atividades de treinamentos”, disse.
A diferença para o treinador americanense é em relação ao material, estrutura e a procura da população para os treinamentos. “A vantagem de trabalhar na Europa é que as crianças buscam as escolinhas e até pagam para isso. Aqui no Brasil os treinadores é que buscam as crianças para os treinamentos e tentam sustentá-las para que não percam os futuros atletas”, completou.
Zappia aproveitou o intercâmbio para conhecer a pista indoor de atletismo (totalmente coberta) da cidade de Bordeaux, na França. Pista que não existe na América Latina. “É uma estrutura completamente diferente do que conhecemos. É um ginásio para cerca de 15 mil pessoas, no qual em toda sua volta é um velódromo e no centro, os locais de treinamentos do atletismo. O ginásio é todo climatizado”.
O secretário de Esportes de Americana, Mário Antonucci, aprovou o intercâmbio realizado pelo técnico. "Ele teve a oportunidade de participar dessa grande experiência internacional. Com certeza os atletas americanenses vão ganhar e muito com mais essa aprendizagem do Zappia."
Durante a última semana, Zappia foi destaque no site da Federação Paulista de Atletismo (FPAt), onde foi divulgado o intercâmbio realizado na Suíça.
Sob comando de Zappia, Americana conta atualmente com 140 crianças e adolescentes nos núcleos de iniciação, que acontecem no ginásio Roberto Polatti (Antonio Zanaga), Praça de Esportes do Jardim da Paz e no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico). A modalidade conta com o responsável pelas escolinhas, Márcio da Costa, mais três monitores e uma estagiaria de fisioterapia.
Para participar das escolinhas é necessário ter entre 7 e 17 anos. As aulas no Antonio Zanaga acontecem às terças, quintas e sextas-feiras nos períodos da manhã e da tarde; no Jardim da Paz às segundas, quartas e sextas-feiras, após às 16h. No Centro Cívico, os treinamentos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã e da tarde. Pela manhã, as aulas começam às 8 horas, e à tarde depois das 14 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário