A equipe de ciclismo de pista de Americana sagrou–se campeã Interestadual de Ciclismo, competição organizada pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo) e CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), disputada entre 10 e 13 de junho, no Velódromo Municipal. Em casa, os americanenses comandaram as conquistas nas nove provas realizadas. Com um total de 91 pontos, mais de 30 pontos a frente da segunda colocada, a GF Ciclismo de Curitiba, a equipe de Americana faturou 16 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Cerca de 20 equipes e 150 ciclistas do Brasil participaram da competição, que contou pontos para o ranking nacional.
Grande revelação da competição, o ciclista Caio Moretto Buoni, de apenas 17 anos, conquistou o título Brasileiro Junior em três provas: 200 metros , km contra relógio e keirin. O atleta faturou também uma medalha de prata e outra de bronze, nas provas de perseguição individual e por pontos, respectivamente. Segundo o ciclista e técnico, Estevam Mancini, Buoni teve desempenho acima da média e apresentou potencial para se firmar entre os melhores da categoria junior.
Americana domina elite
Na elite, a performance dos americanenses não foi diferente. Na prova de velocidade olímpica, a equipe (Leandro de Larmelina, Estevam Mancini e Eliton Reiner Stocco) conquistou a medalha de ouro. Já a prata veio com o ciclista Leandro de Larmelina, que ficou na segunda posição na scratch. Estevam Mancini faturou ainda duas medalhas de bronze, nas provas do km contra relógio e 200 metros . A participação foi finalizada com outra medalha de bronze, que foi garantida por Luis Otávio Duarte na perseguição individual. No geral por equipe, Americana terminou na primeira colocação.
Feminino conquista seis medalhas
A equipe adulta feminina de ciclismo de pista também subiu no pódio. Ao todo, a equipe feminina conquistou seis medalhas. Gimena Stocco foi a principal surpresa e destaque. A ciclista conquistou ouro na keirin; prata nas provas de velocidade por equipe e 500 metros ; além do bronze na velocidade individual e scratch. Roberta Campos ficou com a prata na perseguição individual.
Resultados:
Elite
Ouro: velocidade olímpica (Leandro de Larmelina, Estevam Mancini e Eliton Reiner Stocco)
Prata: scratch (Leandro de Larmelina)
Bronze: Km contra relógio e 200 metros (Estevam Mancini). Perseguição individual (Luis Otavio Duarte)
Junior
Ouro: 200 metros , km contra relógio e keirin (Caio Moretto Buoni)
Prata: perseguição individual (Caio Moretto Buoni)
Bronze: por pontos (Caio Moretto Buoni)
Feminino
Ouro: keirin (Gimena Stocco)
Prata: perseguição individual (Roberta Campos), 500 metros (Gimena Stocco), velocidade por equipe (Gimena Stocco e Kathiuscia de Souza)
Bronze: velocidade individual e scratch (Gimena Stocco)