domingo, 30 de janeiro de 2011

Americana vence Ourinhos e confirma a liderança na LBF.

Americana bateu Ourinhos por 76 a 62 e confirmou a liderança da primeira fase da Liga de Basquete Feminino. Com apenas uma derrota, a equipe comandada por Luiz Augusto Zanon precisou contar com o apoio do bom público presente ao ginásio do Centro Cívico de Americana para alcançar a 13ª vitória na competição.

Americana garantiu passagem às semifinais ao lado de Santo André, única equipe capaz de superá-la até agora. Enfrentará o vencedor do encontro entre Ourinhos, que terminou na 4ª posição, e Mangueira, 5º colocado. Com mais tradição e um elenco recheado de boas jogadoras, Ourinhos leva o favoritismo. Neste sábado à noite, as meninas do treinador Antonio Carlos Barbosa ratificaram o momento de crescimento e deram trabalho. "Foi excelente terminar em primeiro. A equipe fez dois turnos constantes e está de parabéns. E a torcida de Americana é de arrepiar. Está sempre presente, independente da importância do jogo", comentou Carina, cestinha da partida com 16 pontos.

Ourinhos mostrou personalidade e só caiu na parte final do encontro, quando Americana arrancou sob a liderança da ala Karla e da pivô Mamá. Mas deixou a impressão de que a má fase que atravessou antes da chegada do atual treinador ficou mesmo para trás. "A gente esperava fazer um bom jogo, e foi o que aconteceu", disse a armadora Joice, destaque do time com 13 pontos. Sobre o próximo embate contra Mangueira, mostrou respeito. "Temos de jogar basquete. É o que a gente sabe fazer."


Classificação final da primeira fase:

1 - Americana, 27 pontos
2 - Santo André, 26
3 - Catanduva, 25
4 - Ourinhos, 21
5 - Mangueira, 18
6 - Joinville, 18
7 - Basquete Clube, 17
8 - São Caetano, 16

 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Oito equipes brigam por vagas na semifinal da Copa Zanagão.

Na noite de ontem (27/1) foram definidos os últimos classificados para as quartas de final da Copa Zanagão de Futsal. As equipes do Bem Bolado e Bad Boy’s não encontraram dificuldades para avançar à próxima fase da competição e golearam os times do Fogo na Bomba e Napoli por 6 a 2 e 6 a 1, respectivamente.

A fase de mata-mata teve início na terça-feira (25/1), quando os times do Joga Pouco, Korea Republic, News Química, Academia Dias e Sport Bar F.C. garantiram a classificação entre as oito melhores equipes do campeonato. O atleta Thiago Honório segue na artilharia do “Zanagão” com 12 gols marcados e o goleiro Henrique Braga é o menos vazado, sofrendo apenas cinco gols. Ambos atuam pela Academia Dias.

Na próxima terça-feira (01/2) acontece a abertura das quartas de final, às 20h, com o confronto entre Korea Republic e a News Química e no jogo de fundo, às 21h, Academias Dias e Bem Bolado se enfrentam por uma vaga na semifinal.

Completando a rodada, na quinta-feira (03/2), às 20h, Sport Bar F.C joga contra o Bad Boy’s e, às 21h, o Último Gole pega o Joga Pouco F.C.. Os vencedores garantem vaga na próxima fase. Em caso de empate, a decisão será disputada nas cobranças de pênaltis. Todos os jogos acontecem no Ginásio Roberto Polatti, no bairro Antonio Zanaga.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Biribol de Americana disputará Liga Nacional.

A equipe de biribol da Secretaria de Esportes de Americana disputará, pela primeira vez, a Liga Nacional. A competição, que reúne os principais times do Brasil, será disputada em quatro etapas. A abertura acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro na cidade de Taquaritinga (SP).

“É uma alegria muito grande participar da Liga Nacional, batalhamos muito pra isso. É um sonho realizado. Quero agradecer ao secretário de Esportes, Mário Antonucci, por acreditar no nosso trabalho e nos dar a oportunidade de disputar essa grande competição”, comemorou Erick Delsoto, atleta e coordenador técnico do biribol americanense.

A Liga Nacional de Biribol, conhecida também como Copa do Brasil, será divida em cinco etapas. Além de Taquaritinga (SP), Votuporanga(SP), Adamantina (SP), Dracena (SP) e Uberaba (MG) também sediarão o campeonato nacional.

As equipes paulistas serão de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Votuporanga, Dracena, Adamantina, Indaiatuba e Piracicaba. A cidade mineira de Uberaba, a mato-grossense de Campo Grande e Goiânia (GO) já confirmaram presença na competição.

“Vamos enfrentar as melhores equipes do país, que também são nossos adversários nos Jogos Abertos do Interior. Será uma ótima experiência para nossos jogadores e, com certeza, isso fará que o time chegue muito forte paras as disputas dos Jogos Regionais e Abertos deste ano”, completou Erick.

As dez melhores equipes da última edição da LNB disputarão a primeira divisão, o restante ficará na segunda. Os dois primeiros colocados da segunda divisão garantem o acesso à elite do nacional e os dois últimos colocados da divisão principal serão rebaixados. Americana por ser o caçula do campeonato, fica na luta pela divisão de acesso.

O time de biribol de Americana é formado pelos atletas Erick Delsoto, Edson dos Santos, Rodolfo da Costa, Carlos Fontes, Ricardo Rocha, Élson Menegatto, Fernando Ferraz e Eduardo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hand masculino de Americana realiza “peneira” neste sábado.

Com objetivo de revelar novos talentos, a comissão técnica das categorias de base do handebol masculino da Secretaria de Esportes de Americana realiza “peneira” para avaliação de atletas nascidos nos anos de 1996 a 1998.

“Nosso objetivo é formar uma forte equipe para as disputas dos campeonatos de base e fazer com que esses atletas no futuro atuem pelo time principal. Todos os garotos terão oportunidades e serão aproveitados nos núcleos das escolinhas da cidade”, afirmou o coordenador técnico do handebol masculino, Ricardo Benazzi.

Os interessados em participar da avaliação devem comparecer neste sábado (29/1), às 9h, no Ginásio “Aristides Pisoni”, no bairro Jardim Ipiranga.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Americana vence e segue na liderança da LBF

Comandado pela ala Karla, cestinha da partida com 24 pontos e eficiente também debaixo do garrafão com a conquista de 11 rebotes, Americana confirmou a liderança da Liga de Basquete Feminino ao derrotar Joinville por 80 a 53 neste sábado na casa do adversário. Foi a 11ª vitória da equipe do técnico Luiz Augusto Zanon em 12 jogos. Antes do fechamento da antepenúltima rodada do returno, que seria complementada ainda hoje com os jogos São Caetano x Catanduva e Santo André x Basquete Clube, as catarinenses permaneciam na quinta posição e ainda com boas chances de se manter entre as seis equipes que passarão à próxima fase.

Atuando em seus domínios, Joinville começou dando as cartas no Ginásio Municipal Ivan Rodrigues e chegou a abrir 8 a 0 no marcador. O susto serviu de alerta para Americana. Karla voltou a jogar com a categoria que faltou nos últimos encontros e, com a mão calibrada, se mostrou uma arma letal com seus arremessos de trás da linha de três - acertaria seis até o final da partida. Aos poucos, todo o time foi se encontrando e no final do primeiro tempo o placar já era favorável às paulistas por 37 a 30.

Na volta dos vestiários, Joinville ainda foi capaz de tentar equilibrar as ações no terceiro quarto, mas aos poucos foi perdendo rendimento, enquanto outras jogadoras de Americana, como a alas Carina e Karla, cresciam de produção. As modificações táticas e na escalação tentadas pela técnica Rose Alfarth, que utilizou todas as opções do banco, não funcionaram e a equipe anotou apenas sete pontos na quarta e última parcial.

Joceli fez 12 pontos e foi o principal destaque de Joinville. Nesta segunda-feira, o representante de Santa Catarina receberá outro adversário complicado - Ourinhos renovado com a vitoriosa estreia do treinador Antonio Carlos Barbosa contra Mangueira na sexta-feira - antes da briga decisiva por uma das vagas na última partida diante do time carioca no Rio de Janeiro no próximo final de semana.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estevam Mancini assume o ciclismo feminino de Americana.

A equipe feminina de ciclismo da Secretaria de Esportes de Americana será comandada, a partir deste ano, por Estevam Mancini. Ex- técnico da equipe masculina e atleta da modalidade, Mancini (35) assume os trabalhos a partir da próxima semana.

“O maior desafio vai ser na montagem da equipe. As competições já começaram, e as principais atletas estão filiadas em outras cidades. Mas vamos em busca de uma equipe muito forte para que Americana seja bem representada nas competições”, afirmou.

O comandante não acredita que terá problemas de adaptação quanto à modalidade feminina. “Nunca trabalhei com a categoria feminina, mas não acredito que terei problemas quanto a isso. É praticamente igual ao masculino”, completou.

O novo técnico terá como grande destaque de sua equipe a ciclista americanense Gimena Stocco, maior revelação da modalidade na cidade. Nas próximas semanas, o comandante já deve ter à disposição as demais competidoras que defenderão Americana nas principais competições nacionais, além de Jogos Abertos e Regionais.

“Nessa linha de fortalecimento das modalidades esportivas, o ciclismo feminino necessitava de mudanças, sobretudo no comando técnico. Tenho plena confiança no Estevan e por isso foi o escolhido para coordenar as atletas. Ele é um competidor de ponta e já tem experiência como técnico”, enfatizou o secretário de Esportes, Mário Antonucci.

O início dos treinamentos da equipe de ciclismo feminino está previsto para o próximo mês e será realizado no Velódromo Municipal de Americana, no Complexo Poliesportivo “Ayrton Senna”.

Estádio Municipal “Décio Vitta” será administrado pela Secretaria de Esportes.

Foto: Marilia Pierre
A partir desta semana, o Estádio Municipal “Décio Vitta” estará ligado à Secretaria de Esportes de Americana, deixando a pasta de Governo e Ação Comunitária. O administrador do local será Carlos Caires e o responsável por todo estádio será o secretário de Esportes, Mário Antonucci.
A Prefeitura de Americana realizou trabalhos de revitalização de todo o estádio, que foi municipalizado em 2010. Com investimento estimado em R$ 600 mil, o local recebeu obras de melhorias nos vestiários, arquibancadas, acessos, cabines de imprensa, camarotes, sistema de iluminação, irrigação e drenagem, além da recuperação do gramado.

LBF: Americana encara Joinville, em Santa Catarina.

Além de um adversário que está se constituindo na boa surpresa da Liga de Basquete Feminino, o líder Americana enfrentará mais um obstáculo contra Joinville neste sábado a partir das 17 horas no Ginásio Municipal Ivan Rodrigues, no interior de Santa Catarina: a "secação" de Catanduva e Santo André, que terão compromissos em teoria um pouco mais favoráveis no complemento da antepenúltima rodada do returno. Um tropeço de Americana e as vitórias de Catanduva contra São Caetano, em São Caetano do Sul, e de Santo André em cima do Basquete Clube, também no ABC, deixarão as três equipes com o mesmo número de pontos.

Americana lidera a classificação com 10 vitórias e apenas uma derrota, mas não tem repetido as brilhantes atuações do turno. Perdeu para Santo André em seus domínios, viveu momentos de grande instabilidade em sua quadra antes de superar o lanterna São Caetano e na última terça-feira virou para cima do Basquete Clube com uma salvadora cesta de três pontos nos últimos segundos em Araçatuba. "Precisamos reduzir os erros de ataque e reforçar a marcação", receita a ala Karen, responsável pelo lance que manteve a equipe isolada na ponta da tabela. O técnico Luiz Augusto Zanon não está surpreso pelo crescimento das dificuldades. "Eu sabia que o returno seria mais complicado, porque os times estão mais entrosados e se reforçaram", afirma. "Mas o importante é que a equipe está concentrada em fazer mais uma boa apresentação."

Comandado pela treinadora Rose Alfarth, Joinville ocupava a quinta colocação antes da abertura da rodada. E poderia até acirrar a luta pelo quarto lugar com Ourinhos, caso a equipe agora orientada por Antonio Carlos Barbosa perdesse para Mangueira no Rio de Janeiro nesta sexta-feira. Com a vitória contra Americana, Joinville e Ourinhos se igualariam na pontuação. Rose, no entanto, admite que o favoritismo de Americana não pode ser ignorado. "A possibilidade de vitória existe, claro, principalmente se elas estiverem num mau dia e a gente jogar muito bem. Mas não é o mais provável, porque Americana tem jogadoras de alto nível." Joinville vem de derrota contra Santo André, numa partida em que equilibrou no primeiro quarto, mas depois não conseguiu manter o ritmo. "Não é desculpa, mas talvez estejamos sentindo os efeitos das viagens e dos jogos próximos", observa Rose.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

LBF: Ourinhos contrata Antônio Carlos Barbosa.

A má fase de Ourinhos custou a cabeça do técnico Urubatan Paccini. Depois de perder em casa para Catanduva na terça-feira, o atual vice-campeão brasileiro demitiu o treinador. Antonio Carlos Barbosa, um dos profissionais mais respeitados do País e que tem a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália) em 2000 à frente da seleção brasileira feminina como ponto alto do extenso currículo, foi contratado para o seu lugar e estreia nesta sexta-feira contra Mangueira, no Rio de Janeiro. A partida começará às 21 horas com transmissão ao vivo pelo SporTv 2.

A derrota diante do vice-líder, a terceira consecutiva na Liga de Basquete Feminino, acendeu a luz vermelha para os dirigentes de Ourinhos. A equipe manteve a quarta colocação, mas está cada vez mais pressionada pelos adversários que vêm atrás na classificação. Com cinco vitórias em onze jogos, o time não tem mais chances de terminar a primeira fase entre as duas primeiras que passarão direto às semifinais. "É uma situação difícil, já que estou chegando justamente em cima da fase de definição", admitiu Barbosa. "Mas o grupo é bom", ressalvou, avisando que não pretende promover modificações radicais. "A mudança será mais motivacional. Claro que vamos fazer alguns ajustes, mas sem grandes alterações táticas neste primeiro momento."

Barbosa já começou a trabalhar. Na quarta-feira, esteve na quadra para a apresentação e treinamentos iniciais. "Conheço praticamente todas as meninas. Grande parte esteve comigo em minhas experiências anteriores como técnico ou na coordenação das seleções de base. Isso ajuda muito na adaptação. Confesso que fiquei até emocionado com a recepção que elas me ofereceram", afirmou Barbosa, que deve sair jogando diante de Mangueira com a mesma formação que vinha sendo utilizada pelo antecessor. "Aos poucos, quero dar a minha cara ao time. Se essa cara será feia ou bonita, só vamos saber mais tarde", brincou. O treinador sabe que o adversário precisa da vitória para continuar sonhando com os playoffs e antevê as dificuldades. "Mangueira vem fazendo um trabalho sério há tempos e se reforçou com jogadoras experimentadas como Bruna, Leão e Kelly Cota. Além disso, a Ivana vem fazendo uma ótima temporada", lembrou Barbosa, que não perdeu o contato com o basquete no período em que esteve afastado das quadras. "Acompanhei as partidas da LBF pela TV e pela Internet", disse.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Karen garante vitória e liderança para Americana.

Depois de correr atrás durante praticamente toda a partida, Americana conquistou uma dramática vitória por 55 a 54 sobre o Basquete Clube nesta terça-feira em Araçatuba. A liderança isolada da Liga de Basquete Feminino só foi assegurada nos derradeiros instantes graças a uma cesta de três pontos de Karen, que se aproveitou da perda da bola das donas da casa no ataque para garantir a virada. Em Ourinhos, Catanduva não precisou passar pelo mesmo sufoco para superar a equipe local por 75 a 63 e manter o segundo lugar na classificação geral.

Embalado pelo resultado positivo de domingo sobre Ourinhos, o Basquete Clube foi um adversário muito mais duro do que poderiam imaginar as meninas comandadas por Luís Augusto Zanon. Com elenco limitado que poucas alternâncias permite ao treinador Alvacyr Lazarini, o Basquete Clube voltou a se apoiar na força das pivôs Fernanda Bibiano (10 pontos e 16 rebotes) e Isis (7 e 16) e nos arremessos e infiltrações de Cleia (10 pontos) e Renatinha, cestinha do encontro juntamente com Carina, de Americana, ambas com 16 pontos. Americana jamais conseguiu impor seu jogo e algumas jogadoras, como a ala Karla, não repetiram as atuações da brilhante campanha que alcança agora 10 vitórias e apenas uma derrota.

Diante de sua torcida, e na reedição da última final do campeonato brasileiro, Ourinhos começou deixando a impressão de que poderia se reabilitar do tropeço do final de semana em Araçatuba. Fechou o primeiro quarto com a vantagem mínima - 19 a 18 -, mas caiu acentuadamente de rendimento no segundo. O time dirigido por Edson Ferreto fechou o primeiro tempo com 13 pontos de vantagem e, a partir daí, controlou as tentativas de reação da equipe do técnico Urubatan Paccini. Com 26 pontos e 23 rebotes, Clarissa (Catanduva) foi o nome da noite. Pelas locais, Fernanda foi a principal anotadora com 12 pontos.

Com os resultados deste início de semana, Americana, Catanduva e Santo André vão brigar pelos dois primeiros lugares e a passagem antecipada às semifinais, onde aguardarão pelos confrontos dos playoffs envolvendo o 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º. Com apenas uma vitória e segurando a lanterna desde o início da competição, São Caetano está praticamente eliminado.

sábado, 15 de janeiro de 2011

LBF: Americana vence Catanduva e se isola na liderança.

Americana assumiu a liderança isolada da Liga de Basquete Feminino ao conquistar na noite desta sexta-feira uma merecida vitória por 76 a 70 diante de Catanduva. Mesmo jogando na casa das atuais campeãs brasileiras, sobre quem haviam imposto no turno a única derrota até então no certame nacional, as meninas do técnico Luiz Augusto Zanon dominaram a partida desde o início e nunca perderam a vantagem no marcador.

Mais organizado em quadra, Americana foi para cima logo no início e chegou abrir oito pontos de diferença nos primeiros minutos - 9 a 1. Insatisfeito com a atuação de suas comandadas, o treinador Edson Ferreto pediu tempo para se queixar das falhas cometidas pelas jogadoras. "Elas estão aproveitando os nossos erros", esbravejou. O puxão de orelhas deu certo por algum tempo - Catanduva fechou o quarto inicial perdendo apenas por três pontos (17 a 20). Aos poucos, mesmo já desfalcada da armadora Fa, que saiu da quadra com suspeita de fratura na clavícula esquerda, Americana retomou as ações e chegou ao intervalo ganhando por 42 a 31.

Catanduva voltou mais determinado para o terceiro quarto, reduziu a desvantagem para cinco pontos e obrigou Zanon a parar o jogo para conversar com seu time, que estaria menosprezando o poder de fogo da equipe que mais pontuou na competição. "Estamos deixando-as atirarem bolas de três pontos achando que vão errar", criticou. O problema é que Catanduva continuou apresentando uma atuação irregular, com sucessivos erros no ataque que permitiam os contragolpes certeiros de Americana. No final, apesar do esforço e do excelente trabalho de Clarissa nos garrafões ofensivo e defensivo, nos quais apanhou 17 rebotes, e do crescimento de produção de Sílvia Luz, que anotou 18 pontos, as locais não tiveram forças para a reação. Com 20 pontos, Carina, de Americana, foi a cestinha da noitada. As estrangeiras de Catanduva, a sueca Anna Barthold e a cubana Yuli, tiveram atuações apenas discretas.

Com 16 pontos e quatro rebotes, Helen usou sua experiência para tranqüilizar Americana nos momentos de maior pressão de Catanduva. "Sabíamos das dificuldades de jogar aqui, mas viemos focadas. Tivemos concentração quando elas encostaram no placar, soubemos abrir e tomar conta da partida", comentou. A catanduvense Natália reconheceu a superioridade das vencedoras. "Americana consegue encaixar o jogo contra a gente. Para nós, faltou tranqüilidade quando tivemos chance de passar à frente."

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Inscrições para o 5º Campeonato de Futebol de Areia serão abertas no dia 17.

foto: www.jornalojogo.com.br
A Secretaria de Esportes de Americana realizará, entre os meses de fevereiro e março, a 5ª Edição do Torneio de Verão de Futebol de Areia. As partidas serão realizadas aos domingos na Praça de Esportes “Gilberto Cremasco”, no bairro Vila Jones.

“Devido ao sucesso, vamos realizar mais uma vez o campeonato de futebol de areia. Aliás, o torneio já faz parte do calendário esportivo de Americana”, afirmou o secretário de Esportes, Mário Antonucci.

As inscrições serão feitas entre os dias 17 e 25 de janeiro, das 9h às 16h, no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico); contato pelo telefone 3406 6111 ou celular 9103 6202, com Juca Show (foto). A competição será limitada a 16 equipes e não há taxa de inscrição. Cada equipe poderá inscrever o número máximo de 10 jogadores.

Alfredo é destaque no Campeonato Paulista de Basquete.

Após a conquista do título de Campeão Paulista da série A/1 de 2010 por Limeira, as estatísticas foram finalizadas e nela aparece, em destaque, um atleta do Americana Basketball, o ala Alfredo. 

Alfredo fez 455 pontos em 24 jogos, com média de 18,96 pontos por partida. Seu tempo de quadra foi de 33 minutos por jogo. Com isso terminou em 2º lugar, ficando atrás somente do norte americano Shamell do Pinheiros com média de 18,97.Além de Alfredo, outro atleta do AB se destacou, o norte americano Peete terminou em 4º lugar com média de 18,57 pontos por partida.

"Temos que parabenizar os dois atletas, já que ficar entre os quatro melhores da elite do basquete paulista, não é para qualquer um. Isso prova a qualidade de cada um" diz o técnico Wolmer Bicalho. "Espero poder contar com ambos nessa temporada de 2011" completa Bicalho. 

Tanto Alfredo como Peete estão no aguardo de uma proposta para renovação. De acordo com os agentes dos atletas, ambos tem várias propostas, mas dão prioridade para o Americana Basketball.

Terminado o Campeonato Paulista, os oito times melhores  classificados continuam disputando o NBB, outros dois vão para a Copa Brasil e o restante começa a se preparar para o Torneio Novo Milênio.
 

ORDEM JOGADOR EQUIPE MÉDIA PONTOS JOGOS TEMPO
Shamell PINHEIROS / SKY 18,97 569 30 34:22
Alfredo AMERICANA BASKETBALL 18,96 455 24 33:02
Marquinhos PINHEIROS / SKY 18,57 390 21 33:20
Peete AMERICANA BASKETBALL 18,5 370 20 31:41

Limera é campeã Paulista de Basquete Masculino.

Limeira sagrou-se campeã Paulista Masculino da Série A-1 - 2010 ao derrotar o Pinheiros/Sky, na noite desta quarta-feira (12 de janeiro), por 77 a 75 (37 a 32 no primeiro tempo), com muita emoção, em duelo realizado no ginásio Municipal Fortunato Lucato, na cidade de Limeira (SP), no quarto confronto da série melhor-de-cinco do playoff - final. Com este resultado, o time comandado pelo técnico Demétrius Ferraciú fechou a disputa com três vitórias e apenas uma derrota.

Mais uma vez, o duelo foi digno das grandes decisões, com as duas equipes lutando pelo resultado e proporcionando um belo espetáculo, que foi muito bem complementado pela alegre e participativa torcida limeirense. O Pinheiros/Sky iniciou melhor a partida, fechando o quarto inicial na frente, mas logo permitiu a reação do rival, que igualou as ações e fechou primeiro tempo em vantagem.

No terceiro período, os comandados de João Marcelo Leite voltaram a crescer e deixaram a partida igual, fazendo com que o último quarto fosse eletrizante. E, a definição do jogo veio mesmo nos segundos finais, com o pivô André Bambu convertendo a cesta da vitória, no garrafão, depois de uma bale assistência do armador Eric Tatu.

Os principais nomes da partida foram Ramon (16 pontos e 04 assistências), Rodrigo Biro (16 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Eric Tatu (14 pontos e 03 assistências), pelo time da casa; Alexandre Olivinha (20 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Marquinhos (14 pontos e 02 assistências), em favor do visitante.

- Graças a Deus esse título veio para coroar um ano maravilhoso que tive, que contou ainda com o nascimento da minha filha. O time lutou bastante pela conquista, mesmo iniciando a competição desacreditado - comenta o armador Eric Tatu.

- Ainda não caiu a ficha, mas estou muito feliz, pois vinha perseguindo este título Paulista há um bom tempo - disse André Bambu, autor da cesta decisiva em favor do time limeirense.

O técnico Demétrius Ferraciú se lembrou de todos que estiveram juntos nesta conquista. - Quero cumprimentar todos os membros da nossa comissão técnica, funcionários, diretoria e atletas, já que esta conquista foi resultado de um trabalho de muita união - relata.

Pelos lados do representante da Capital, o norte-americano Shamell lamentou o fato de a sua equipe ter saído de casa com uma diferença negativa de dois jogos. - Se tivéssemos vindo a Limeira com um empate na série, creio que as coisas fossem mais viáveis. Mas, com dois a zero contra, ficou muito difícil, já que Limeira fez um grandce jogo e venceu com méritos - finaliza.

fonte: Frederico Batalha

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Estádio Municipal Décio Vitta é aprovado em vistoria.

Foto: Marília Pierre
O Estádio Municipal Décio Vitta foi aprovado na tarde desta quarta-feira (12/1) em vistoria realizada pelo Comando de Segurança em Estádios da PM (Polícia Militar). Com isso, o local está liberado em sua totalidade (16.300 lugares) para receber partidas das Séries A1 e A2 do Campeonato Paulista de Futebol Profissional.
Nos últimos dias, a Prefeitura Municipal de Americana concentrou esforços para o término de toda reforma do estádio. As exigências feitas pelo Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Federação Paulista de Futebol foram cumpridas.
De acordo com o Major Sérgio Kanno, responsável pela vistoria, as obras realizadas no estádio foram satisfatórias. “As exigências foram cumpridas e o Estádio Décio Vitta está apto para receber jogos e eventos nesta praça pública”, garantiu.
Entre as reivindicações estavam os acessos às arquibancadas e banheiros para os deficientes físicos; entrada, saída e acomodações para a torcida visitante, além de algumas melhorias estruturais, como os novos parapeitos das arquibancadas nos setores A e D, mangueiras e extintores de incêndio, alem de uma completa limpeza e retirada de entulho no entorno e reforma nos muros laterais.
“Foi um esforço muito grande nas últimas semanas, fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Parabéns a todos pelo trabalho e ao povo americanense que ganha mais esse presente”, comemorou o prefeito Diego De Nadai.
A reinauguração do Estádio Municipal Décio Vitta acontecerá nesta sexta-feira (14/1), às 20h, em jogo de confraternização entre time da imprensa contra um combinado da Prefeitura.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

LBF: Americana vence São Caetano.

A equipe de basquete feminino da Secretaria de Esportes de Americana se reabilitou na 1ª Liga de Basquete Feminino (LBF) ao derrotar São Caetano por 80 a 53, na noite desta segunda-feira (10/1), no ginásio do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico).

Pela segunda rodada do returno da primeira fase da LBF, atuando em seus domínios e com o apoio da torcida, Americana conquistou sua oitava vitória na competição e se manteve na ponta da classificação geral com 17 pontos.

Diferente da partida do último sábado (09/1), quando perdeu para Santo André a invencibilidade no campeonato, as comandadas do técnico Luiz Zanon mostraram mais entrosamento e com ritmo de jogo muito forte, acabaram derrotando São Caetano e repetindo as boas atuações do primeiro turno.

Americana foi superior a equipe do ABC e se manteve a frente do placar durante toda partida, não deixando o adversário tentar qualquer reação. Destaque e cestinha do jogo foi a ala Karla do time americanense que anotou 15 pontos e pegou 4 rebotes.

Na próxima rodada, as líderes Americana e Catanduva se enfrentam nesta sexta-feira (14/1), às 21h, no Colégio Jesus Adolescente, em Catanduva.

fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Americana

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Americanense se destaca no tênis de mesa .

Da ginástica artística para o tênis de mesa. Essa foi a trajetória percorrida por Renan Bortoleto (11), mesatenista revelação da equipe da Secretaria de Esportes de Americana em 2010 na modalidade e aposta do treinador Maurel Luchiari. 

Há apenas um ano treinando com a equipe de tênis de mesa, Renan já se destaca entre os jogadores da categoria pré-mirim. O atleta, que começou na ginástica artística aos sete anos, deixou a modalidade para começar sua carreira como mesatenista.

“Brincava de tênis de mesa na escola que estudo e treinava na ginástica na equipe de Americana. Resolvi parar com a ginástica e me dedicar exclusivamente para ser mesatenista”, confidenciou Renan.

Neste ano, o americanense vai disputar os campeonatos na categoria mirim, enfrentando atletas com mais experiência. “Esse será meu primeiro ano na categoria, vou enfrentar adversários mais fortes, mas vou treinar muito pra conseguir as vitórias”, disse.

Em 2010, o atleta americanense foi campeão da Liga Regional de Tênis de Mesa e vice-campeão Paulista Regional na categoria pré-mirim, se destacando entre os atletas do Estado. Para o técnico americanense, Maurel Luchiari, o jogador foi o destaque no ano passado e é uma aposta para o futuro. “Tecnicamente ele é um atleta que tem muita potência nos movimentos. É um mesatenista mirim com volume de bola de juvenil”, afirmou o treinador.

Renan vai realizar na cidade de Piracicaba, de 17 a 19 de janeiro, a Clínica Internacional de Tênis de Mesa, evento que conta com jogadores de toda América Latina. O objetivo nesse trabalho é aprimorar a parte técnica e o crescimento dentro da modalidade. Além disso, a clínica contará com a presença de treinadores da seleção brasileira de várias categorias.

“A expectativa é que o Renan seja visto por algum técnico da seleção, isso facilitaria o caminho dele para defender o Brasil no futuro”, disse Luchiari. Americana já contou com vários atletas que passaram pela seleção brasileira, dentre eles, a mesatenista Natália Barrera, que defende Americana nos principais campeonatos.“O Renan tem um estilo europeu. Se ele estiver focado nos treinamento e tiver muita dedicação, com certeza vai defender a seleção brasileira”, conclui seu treinador.

Para o secretário de Esportes, Mário Antonucci, o surgimento de novos atletas, mostra o resultado do trabalho que é realizado com as crianças e jovens em Americana . “O Renan é mais um atleta dos muitos revelados na nossa cidade. Por isso que acreditamos e apostamos muito no trabalho de base”, comemorou.

fonte: Prefeitura de Americana

domingo, 9 de janeiro de 2011

LBF: Americana perde a invencibilidade para Santo André.

Não existe mais equipe invicta na Liga de Basquete Feminino. Com uma grande atuação na noite deste sábado, Santo André bateu Americana por 74 a 65, no Centro Cívico e interrompeu uma série de sete vitórias do adversário. A derrota na rodada de abertura do returno foi um duro golpe para a equipe dirigida por Luiz Augusto Zanon, que só manteve a ponta do campeonato nacional sobre Catanduva pela melhor média de pontos.

Se não assistiu a um jogo tecnicamente brilhante, o bom público que compareceu ao ginásio do Centro Cívico de Americana viu uma partida disputada com muita intensidade, principalmente por parte das meninas dirigidas por Laís Elena. Na véspera, a treinadora do time do ABC já anunciava que daria ênfase à marcação para evitar que as pivôs Mamá e Karen e as habilidosas Karla e Helen pudessem desequilibrar. Depois de um primeiro tempo pautado pelo equilíbrio, em que a vantagem pendeu ora para um lado ora para outro, Santo André dominou a segunda fase e, contando com o nervosismo de Americana, conquistou um grande resultado. Além do trabalho coletivo, valeu-se também da ótima atuação da armadora Kátia, que marcou 16 pontos graças ao aproveitamento dos lances de três pontos, e da habilidosa canhota Micaela, fundamental na arrancada a partir do terceiro quarto.

Um dos destaques da quadra, Micaela tinha na ponta da língua a explicação para a vitória. "Não dormimos na defesa. Viemos preparadas para marcar as bolas de três e atacar bem, com desenvoltura. Perdemos o jogo do primeiro turno e agora estamos correndo atrás. Temos de entrar bem em todos os jogos e fazer um segundo turno diferente", comentou a principal anotadora de Santo André, com 17 pontos.

Zanon fez o que pôde para evitar o insucesso: esgotou os pedidos de tempo, reclamou, apelou para a garra e a marcação, promoveu diversas alterações, mas foi tudo em vão. "Faltou o ritmo que vinha implantando, era a nossa preocupação depois de um mês parado. Desde o início eu falava isso, o resto foi parte do jogo. Jogamos muito presos, com momentos ruins e não soubemos levantar a equipe", admitiu o treinador, que já na segunda-feira terá novo compromisso em sua quadra contra São Caetano. Santo André permanecerá no interior paulista e no mesmo dia e horário das 20 horas enfrentará Ourinhos.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Diretoria do AB corre atrás de parceiros.

Nos dias de hoje, falar em patrocínio é complicado e ainda mais em se tratando de esporte amador, por isso a diretoria do Americana Basketball luta para conquistar alguns parceiros e se juntar ao grupo de apoio ao projeto basquete masculino adulto de Americana.

“Muitos criticam o fato de sempre estarmos colocando o fator financeiro como um dos maiores problemas, mas não tem como não ser. Para quem não sabe, além de muito trabalho e dos profissionais competentes, se não houver dinheiro não tem como mostrar um resultado digno de conquistar grandes patrocínios” diz o presidente da AE Americana Basketball, Adilson Dias Bicalho (foto).

A estrutura do AB já cresceu muito e os profissionais envolvidos tentam, de todas as formas, manter o nível de competividade, mas mesmo assim não dá para ir muito longe. E o pior, quando alguns jogadores se destacam, o AB não consegue segurá-los.

“Nosso projeto é crescente, temos profissionais que fazem milagres e temos pés no chão em fazermos o planejamento de cada temporada, mas queremos conquistar um grande parceiro para podermos provar que o que falta é a verba suficiente para trazermos grandes jogadores” completa Bicalho.

Atualmente a Associação Esportiva Americana Basketball tem como parceiros a Prefeitura de Americana, Banco Santander, Vivo Sabor Alimentação, NET, Topack do Brasil, Colégio e Faculdade Politec e Restaurante Trembão.

Em 2011 o AB irá disputar o Torneio Novo Milênio, Jogos Regionais em Mogi Guaçú, Jogos Abertos em Mogi das Cruzes e o Campeonato Paulista da série A/1.

Liga Feminina de Basquete: 2º turno tem início neste sábado.

Diversas caras novas prometem ampliar o nível técnico da segunda fase da Liga de Basquete Feminino. Depois do recesso de quase um mês, três jogos abrirão o returno neste sábado, todos marcados para o interior do Estado de São Paulo - Catanduva x Joinville, Ourinhos x São Caetano e Americana x Santo André.

Americana lidera a classificação com sete vitórias e 100% de aproveitamento, além de comandar grande parte das estatísticas da LBF. Apesar da situação confortável, a equipe dirigida por Luiz Augusto Zanon reforçou o grupo com a pivô argentina Florência Fernandez (na foto com Mário Antonucci), que havia sido incorporada ao grupo em princípios de dezembro e desde então vinha aprimorando o condicionamento físico. "Ela chegou bem abaixo das demais jogadoras e precisou de uma preparação individual. Até o ritmo de treinamento aqui é diferente daquele ao qual estava habituada. Treinamos duas vezes por dia em Americana, enquanto na Argentina os clubes não trabalham todos os dias", explicou Zanon.

A estreia das pivôs Grazi e Nádia é a maior aposta do técnico Norberto Borracha para retirar o São Caetano da incômoda lanterna - o time do ABC venceu apenas uma partida no turno. Com experiência olímpica, Grazi assinou com o São Caetano depois que sua transferência para a Europa não se concretizou. "A equipe crescerá muito com elas. Além disso, a tabela nos favoreceu, já que receberemos em casa nossos adversários diretos, Basquete Clube, Joinville e Mangueira", lembrou Borracha, que fixou como meta levar suas meninas ao Top 4 dos playoffs da LBF.

Quarta colocada, Ourinhos corre contra o relógio para regularizar a documentação da experiente pivô cubana Plutin ainda em tempo de colocá-la em quadra pela primeira vez contra São Caetano. "Ela estava afastada da seleção do seu país há dois anos e não está no melhor da forma física, mas já melhorou bastante desde que chegou a Ourinhos no meio de dezembro. É uma grande jogadora, muito técnica, e juntamente com a Fernanda Beling, que está recuperada depois de voltar lesionada da seleção, fará nossa equipe crescer de 30 a 40%", previu o presidente Júlio Barbin. "Agora temos opção de banco, o que nos faltou no primeiro turno."

Basquete Clube repatriou a ala Renatinha do basquete espanhol e Mangueira foi buscar em Piracicaba a pivô Kelly - são outras equipes que estarão mais fortes no segundo turno. Santo André não contratou nenhuma jogadora, mas inscreveu a infanto-juvenil Vanessa. O clube treinado por Laís Elena acredita que o elenco é forte o suficiente para fazer frente a Americana e Catanduva, apontadas como principais favoritas ao título. "Com a Micaela mais entrosada com as companheiras e a Taiara recuperada da cirurgia no joelho, temos possibilidades de manter o ritmo que apresentamos a partir da metade do turno", avisou a supervisora Arilza Coraça. Santo André entra no returno defendendo a terceira posição na tabela diante das poderosas garotas de Americana.

A classificação da LBF ao final do turno:

1 - Americana (14 pontos, 100% de aproveitamento)
2 - Catanduva (13 pontos, 85,7% de aproveitamento)
3 - Santo André (12 pontos, 71,4% de aproveitamento)
4 - Ourinhos (11 pontos, 57,1% de aproveitamento)
5 - Jonville (9 pontos, 28,6% de aproveitamento, average 0,81086)
6 - Mangueira (9 pontos, 28,6% de aproveitamento, average 0,76259
7 - Basquete Clube (8 pontos, 14,3% de aproveitamento, average 0,77861)
8 - São Caetano (8 pontos, 14,3% de aproveitamento, average 0,83027)


fonte: www.ligadebasquetefeminino.com.br