segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Santo André conquista título da Liga de Basquete Feminino.

Santo André conquistou o primeiro título da Liga de Basquete Feminino ao derrotar Ourinhos por 65 a 45 na decisão em partida única, disputada neste domingo na Associação Esportiva São José. A vitória da equipe do ABC foi construída no segundo tempo, depois da vantagem parcial do time do interior paulista por 27 a 26 no intervalo. Com um duplo-duplo - 10 pontos e 17 rebotes -, a pivô Simone foi o grande nome do jogo, enquanto a ala Micaela e a ourinhense Djane terminaram como cestinhas com 15 pontos cada.

Apesar da torcida de Santo André em maior número no ginásio quase lotado, Ourinhos começou bem, abriu vantagem por 4 a 0, mas caiu muito de rendimento no fim do primeiro quarto e só recobrou seu melhor basquete no final da etapa inicial. Quando se esperava que o equilíbrio perdurasse, Santo André voltou com outra disposição na segunda metade e foi ampliando cada vez mais a diferença. Sem uma atuação brilhante das principais estrelas da equipe, como Ariadna, Micaela e Ega, coube à coadjuvante Simone roubar a festa com uma apresentação irretocável debaixo da garrafão - apanhou 10 rebotes na defesa e sete no ataque.

Foi o segundo título nacional de Santo André. Dos remanescentes da conquista do campeonato brasileiro de 1999 sobraram apenas a técnica Laís Elena e Simone. "Sou 100% ABC", comemorava a jogadora, lembrando que sua carreira só jogou por clubes da região - passou também por São Caetano e São Bernardo do Campo. Para Laís Elena, a diferença das duas conquistas está na relevância do mais recente. "Era importante conquistar o primeiro título da história da Liga", justificou.

Laís reconheceu que a conversa com as comandadas nos vestiários foi determinante para a mudança de postura do time no segundo tempo. "Falei para elas que não era possível chegar até a decisão e na hora de comer o bolo ficar com a vela na mão", disse a experiente treinadora, que começou a trabalhar em Santo André no início da década de 80 e pela longevidade no emprego se compara ao escocês Alex Ferguson, técnico do Manchester United desde 1986.

Festejada pelas colegas ao deixar a quadra restando cinco minutos, quando a sorte da partida já parecia decidida, Simone admitiu ter realizado seu melhor jogo no campeonato. "Todos sabem que prefiro a defesa ao ataque. Acho que consegui compensar com os rebotes o número de pontos não tão alto." Segundo ela, essa foi a principal instrução de Laís Elena no intervalo. "Ela pediu para não relaxarmos na marcação. Vencemos, e o título foi a recompensa pelo nosso trabalho." O grupo campeão deverá desfilar em carro aberto pelas ruas de Santo André no início da tarde desta segunda-feira.

O choro incontido de Joice, que se saiu bem na dura missão de marcar a cubana Ariadna, foi a exceção do clima de tranqüilidade com que Ourinhos recebeu o resultado. "Sabíamos que seria difícil, porque Santo André tem jogadoras com maior vivência e mais acostumadas a decisões", analisou o técnico Antonio Carlos Barbosa, que assumiu a direção técnica no returno com o time na quarta colocação e o levou à finalíssima. Antes da cerimônia da entrega das medalhas, Barbosa fez questão de cumprimentar uma a uma todas as suas jogadoras.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ginásio do São Pedro passa por reformas.


Atendendo as exigências da FIBA (Federação Internacional de Basquete) em relação às novas regras, as demarcações do basquete terão que ser alteradas. Aproveitando  a exigência, a prefeitura de Americana, através da Secretaria de Esportes irá revitalizar o Ginásio de Esportes Marcos Antonio Gobbo, no jardim São Pedro.

As obras já começaram e o piso é que está sendo mais bem tratado, já que existiam algumas imperfeições. Além do piso, a intenção é dar uma geral no ginásio e estar adequadamente dentro das normas e regras para uso da prática da modalidade.

A Associação Esportiva Americana Basketball está dando apoio à reforma através dos seus parceiros, em especial o Banco Santander. A intenção é entregar o ginásio o quanto antes, já que o calendário esportivo de 2011 já foi divulgado e as competições começam já no mês de março. 

“A prefeitura está cumprindo a sua promessa de revitalizar todas as praças esportivas de Americana e ao mesmo tempo, conseguiremos estar dentro das exigências estabelecidas, tanto pela FIBA quanto da Federação Paulista” diz o presidente da Associação Esportiva Americana Basketball, Adilson Dias Bicalho.

Tanto a equipe adulta como a sub/19 do Americana Basketball, estão na expectativa da entrega do ginásio, já que as competições se iniciam neste mês de março. O sub/19 irá disputar o Campeonato Paulista, já a equipe adulta irá disputar o Torneio Novo Milênio. 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Americana é campeã da 1ª Etapa do Paulista de Bicicross.

O último domingo foi de muita comemoração para o Americana Bicicross Clube (ABC), equipe da Secretaria Municipal de Esportes, que venceu a primeira etapa do Campeonato Paulista da modalidade disputada na cidade de Paulínia, casa do principal rival dos americanenses.

Pela primeira vez, Americana teve a maior delegação entre todos os municípios, contando com 49 atletas na disputa de várias modalidades. Os principais destaques foram os bikers Vitor Marotta, na categoria expert 11 anos, Samuel Oliveira, no expert 12 anos, Anderson Pontes, na expert 25/29, Ademir da Silva, na categoria para competidores com mais de 50 anos, e Alexandre Candido na Especial A. Os cinco conquistaram o título e saíram na frente na busca pelo título individual do campeonato estadual. Americana ainda colocou mais 10 atletas entre os três primeiros colocados.

O coordenador da modalidade de Americana, Allan Duarte, o Aladin, comemorou os resultados e o crescimento do esporte na cidade. “Desde que Americana sediou o Campeonato Sul-Americano em 2008, fez com que o esporte ganhasse mais visibilidade em nossa cidade. Uma melhor estrutura de treinamento, propiciada pela reforma da pista de bicicross e o aumento na procura de novos praticantes, tem nos ajudado a conquistar esses ótimos resultados”.

No ano passado, a equipe americanense sagrou-se vice-campeã nacional, conquistando assim o melhor resultado de toda sua história. 

O ABC já se prepara para a Copa Internacional de BMX, que acontecerá no próximo final de semana novamente na cidade de Paulínia. Americana será representada por 31 atletas.

Torneio Novo Milênio começa dia 19 de março.

A Federação Paulista de Basketball (FPB) realizou nesta terça-feira (22 de fevereiro), em sua sede, na Capital, reunião técnica para a definição do Torneio Novo Milênio Adulto Masculino - 2011. A competição, que será iniciada no dia 19 de março, terá a participação de dez times e é classificatória ao Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 - 2011.

Estes são os participantes: 
  1. Abdala Sports/SEJELP/Pindamonhangaba, 
  2. América/UNIRP/Rodobens/SMEL/Abzil (São José do Rio Preto), 
  3. Americana Basketball (Americana)
  4. Clube Campineiro de Regatas e Natação (Campinas), 
  5. EC Pinheiros (São Paulo), 
  6. Grêmio Esportivo Mogiano (Mogi das Cruzes), 
  7. Internacional/Prefeitura de Santos, 
  8. Jacareí Basketball/JTU/Fíbria/Atívia (Jacareí), 
  9. São Caetano EC (São Caetano do Sul) e 
  10. XV/Cosan/Bom Peixe/Unimed/Selam (Piracicaba).
De acordo com o regulamento, na fase inicial, os times jogam entre si, em turno e returno, e os oito melhores classificados avançam ao playoff - quartas-de-final. Em seguida, ocorrerão os playoffs - semifinal e final. As séries de quartas-de-final e semifinal serão em melhor-de-três partidas e a decisiva em melhor-de-cinco jogos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

No centro cívico lotado, Ourinhos elimina Americana.

Jogando em Americana, Ourinhos conseguiu o que muitos julgavam improvável: derrotar dentro do lotado ginásio do Centro Cívico de Americana o time de melhor campanha da primeira fase e fortíssimo candidato ao título. Com direito a um desfecho eletrizante, que levantou a torcida das arquibancadas, a equipe do treinador Antonio Carlos Barbosa - que assumiu o posto no meio do campeonato quando a equipe patinava no 4º lugar em que encerrou o returno - matou a série com um suado 66 a 63, depois da vantagem de 37 a 28 no intervalo.

A experiente ala ourinhense Chuca, que não vinha tendo grandes atuações, se recuperou em grande estilo e foi o principal destaque da partida ao anotar 19 pontos. "Ganhar é sempre bom, mas vencer Americana é especial porque elas têm um time quase perfeito", afirmou a lateral Fernanda Beling, que participou da grande festa das companheiras e da comissão técnica diante da atônita torcida local. Para alcançar o título perdido no ano passado para Catanduva, Ourinhos precisará fazer o que ainda não conseguiu nesta temporada: derrotar Santo André, vencedora nos dois confrontos diretos realizados no turno e no returno e com a ambição de alcançar seu primeiro título nacional.

Biribol de Americana conquista bons resultados na Liga Nacional.

A equipe de biribol da Secretaria de Esportes de Americana conquistou bons resultados na primeira etapa da Liga Nacional, realizada no último final de semana na cidade de Taquaritinga (SP). O time americanense conquistou duas vitórias e ocupa a 5ª posição na competição.

Pela primeira vez na disputa do campeonato nacional, Americana realizou quatro partidas e venceu duas, as cidades de Barretos e Franca, ambas por 2 a 0. A competição é de pontos corridos, e serão somados os resultados das seis etapas para a classificação final. Na segunda divisão são 20 equipes em disputa e o time americanense está entre as cinco melhores.

O coordenador técnico do biribol de Americana, Erick Delsoto,  aprovou a estreia da equipe na principal competição da modalidade. “Nosso desempenho foi muito bom. As equipes são muito fortes. Durante o período de treinamento, vamos realizar alguns intercâmbios com as cidades que competem na liga para conseguirmos um ritmo melhor para as outras etapas”, disse.

A equipe americanense, que tem como assistente técnica Fran Gumiero, é formada pelos atletas Erick Delsoto, Edson Santos, Rodolfo Costa, Carlos Fontes, Ernandes Barbosa, Armando Gameiro e Alfredo Zerin.

A próxima etapa da Liga Nacional, conhecida também como Copa do Brasil, acontecerá nos dias 26 e 27 de março na cidade de São José dos Campos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

AB anuncia mais um reforço para a equipe adulta.

A diretoria do Americana Basketball anunciou neste final de semana mais um reforço para a equipe adulta que irá disputar o primeiro semestre de 2011. Trata-se de uma grande revelação do basquete paulista, Tiago Ceneviva Nigro (foto), ala/armador de 22 anos e 1,89m. Tiago tem em seu curriculum só equipes tradicionais de São Paulo como Coc/Ribeirão, Winner/Limeira, Lupo/Araraquara, São Caetano, Rio Claro e teve uma experiência internacional na equipe do Wayland Baptist University / Texas nos EUA.
"O Tiago é jovem e além da velocidade, joga forte, demos sorte de encontrá-lo ainda sem clube, com certeza ele vai nos ajudar e muito nessa temporada" diz o técnico Wolmer Bicalho. Com a chegada do Tiago, o AB tem seis atletas adulto, o armador Fabrício, o ala/armador Laurence, o ala Peete e os pivôs Turcão e Edu. A equipe adulta irá ser completada com a categoria sub/19 e nesta semana começarão os testes físicos e condicionamento físico. 
Nesta terça-feira (22/02) na sede da FPB (Federação Paulista de Basquete), haverá a reunião para se debater com os representantes das equipes os principais pontos da competição, desde o número de participantes, passando pela forma de disputa e discorrendo também sobre os demais assuntos pertinentes.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Americana disputará Copa Brasil de Karatê.

A equipe de karatê da Secretaria de Esportes de Americana participa de 18 a 20 de fevereiro da 9ª Copa Brasil Biolab, que será realizada no Ginásio Poliesportivo Colégio São José, na cidade de Pouso Alegre (MG). O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Karatê e Federação Mineira de Karatê.

Uma das maiores e melhores competições do karatê nacional, a Copa do Brasil contará com atletas de várias categorias. "É um torneio de nível muito elevado. Teremos competidores de todas as idades e até de renomes no cenário brasileiro. É uma grande competição que nossos atletas irão disputar", disse Rafael Soutto, coordenador técnico da modalidade americanense.

Americana será representada na competição por cerca de 40 atletas de várias idades, que estarão em disputa em diversas categorias.

Ourinhos e Santo André abrem vantagem na Liga de Basquete Feminino.

Foto: Gaspar Nóbrega / LBF / MF2
Santo André e Ourinhos estão a apenas um passo da decisão da Liga de Basquete Feminino. Nesta quarta-feira, mesmo jogando na casa das adversárias, Santo André conquistou uma folgada vitória sobre Catanduva por 87 a 58, enquanto Ourinhos fez prevalecer novamente o fator quadra e superou com dificuldades Americana por 66 a 61. Com 2 a 1 na série melhor de cinco, Santo André e Ourinhos podem carimbar o passaporte rumo à final já no próximo sábado. 

A equipe do ABC conseguiu uma ampla reabilitação diante das atuais campeãs nacionais e apagou a derrota inapelável do fim de semana no mesmo ginásio do Colégio Jesus Adolescente. Lideradas pela cubana Ariadna, cestinha da partida (34 pontos) e da competição, Santo André não deu qualquer chance para Catanduva. Como mandante na próxima partida também na eventualidade de um quinto jogo, Santo André tem o favoritismo diante de rival a quem superou nos dois jogos já disputados em seus domínios no campeonato.

No Ginásio Monstrinho, Ourinhos virou a série contra Americana, primeira colocada na fase de classificação e que antes das semifinais havia caído apenas uma vez. O jogo foi equilibrado e mostrou uma alternância no marcador. Americana fechou o primeiro tempo ganhando por 40 a 31, contando especialmente com a boa atuação da pivô Mamá, mas não foi capaz de conter a reação das meninas do técnico Antonio Carlos Barbosa no segundo tempo. Como no encontro de Catanduva, coube a uma cubana a honra de deixar a quadra como principal pontuadora. A veterana Plutin, de Ourinhos, anotou 15 pontos e foi a cestinha juntamente com Mamá. A pivô caribenha ainda apanhou seis rebotes na defesa e cinco no ataque.

Santo André e Catanduva voltam a se enfrentar sábado às 13 horas, com transmissão ao vivo pelo SporTv 2. A missão do time do interior paulista ficou complicada, porque agora precisa de duas vitórias fora para chegar à decisão. Americana, em contrapartida, tem a chance aproveitar o mando das próximas partidas para conquistar seu espaço na final. O jogo no ginásio do Centro Cívico começará às 20 horas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Americanense fica em 4º na Copa América de Bicicross.

Um dos melhores bikers do Brasil, o americanense Deivlim Balthazar terminou a Copa América de Bicicross na quarta posição. A sexta edição da competição teve como vencedor o colombiano Augusto Castro, 24, igualando o número de títulos entre brasileiros e estrangeiros.

Após cinco anos de disputas na cidade de Paulínia, desta vez a Copa América, que reuniu os principais pilotos do Brasil e da América Latina, foi disputada no Parque Ecológico de Indaiatuba. A nova pista deu outra dinâmica à prova, deixando a briga pelo título mais acirrada. Cerca de duas mil pessoas acompanharam a prova e apoiaram os brasileiros, mas mesmo assim o colombiano surpreendeu e ficou com o título.

Augusto Castro venceu a bateria final com o tempo de 33seg033, garantindo o terceiro título de estrangeiros. Em segundo lugar, ficou o brasileiro Renato Rezende, de Paulínia (SP), vencedor em 2010, com 33seg234, enquanto o argentino Ramiro Marino, bicampeão da prova, foi o terceiro, com 33seg236, e o americanense Deivlim Balthazar, com 33seg642, terminou na quarta colocação. A brasileira Bianca Quinalha, de Sorocaba (SP), ganhou no feminino, com 33seg308.

Americana perde para Ourinhos na segunda partida da semifinal.

Foto : www.ligadebasquetefeminino.com.br
O fator casa está fazendo a diferença nas semifinais da Liga de Basquete Feminino. Nesta segunda-feira, Catanduva e Ourinhos recuperaram-se das derrotas no fim de semana e bateram respectivamente Santo André e Americana, empatando a série melhor de cinco em 1 a 1. No ginásio do Colégio Jesus Adolescente, Catanduva superou Santo André por 71 a 59, enquanto em Ourinhos o time local passou por Americana por 78 a 70.

Em Ourinhos, Americana conheceu a segunda derrota no campeonato numa partida em que o time do treinador Antonio Carlos Barbosa esteve sempre à frente do marcador. Depois da fraca apresentação no primeiro duelo em Americana, onde as comandadas marcaram apenas 41 pontos contra os 63 das locais, Barbosa saiu jogando com a pivô cubana Plutin e o time cresceu de rendimento. Foi a primeira vitória de Ourinhos contra uma das grandes equipes da LBF.

A terceira rodada dos playoffs será disputada amanhã nos mesmos locais e horários. Ourinhos e Americana jogarão às 20 horas, no Ginásio Monstrinho, enquanto Catanduva e Santo André medirão forças no Colégio Jesus Adolescente.


fonte: www.ligadebasquetefeminino.com.br

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AB acerta com 5 adultos para a temporada 2011.

Depois de acertar a renovação com o pivô Turcão, agora foi a vez da diretoria do Americana Basketball acertar com mais quatro jogadores remanescentes do time de 2010. Renovaram o pivô Edu, o armador Fabrício e os norte americanos Lawrence e Peete.

Nesta segunda-feira de manhã, foi anunciada a renovação do contrato do ala norte americano Frederick Peete por mais seis meses. Peete volta para ser a estrela do time, já que em 2010, no Paulista ele terminou como 4º cestinha com a média de 18,5 pontos por jogo. Na ocasião o ala norte americano dividia a responsabilidade juntamente com o ala Alfredo, que terminou como 2º cestinha com 18,96. Alfredo se transferiu para Rio Claro, ficando para Peete a maior responsabilidade em pontuar.

A renovação do norte americano surpreendeu até a diretoria do AB, já que seria muito difícil segurar e cobrir outras ofertas. "Mais uma vez Deus nos ajudou, pois já estávamos trabalhando com a hipótese de não tê-lo no time. As nossas condições financeiras cairam muito, mas mesmo assim conseguimos fazer uma proposta para o agente do atleta, e eles entenderam, aceitando o desafio do projeto" diz o Presidente da Associação Esportiva Americana Basketball, Adilson Dias Bicalho. 

Com mais esse reforço, o time do AB tem o armador Fabrício, o ala/armador Lawrence, o ala Peete e os pivôs Turcão e Edu. O quinteto se juntará ao time sub/19, onde os garotos irão completar e formar a equipe que disputará o Torneio Novo Milênio e os Jogos Regionais.

"Estamos apostando tudo que temos. O risco é grande, mas somente dessa forma poderemos lutar pelo nosso objetivo e quem sabe, com todo esse sacrifício, poderemos conquistar um grande investidor" completa Bicalho.

A diretoria anunciou também que as contratações estão encerradas, pois a verba foi suficiente para renovar com cinco atletas somente. Agora o time se prepara em dois períodos, visando as competições do primeiro semestre.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Americana Basketball começa a montar a equipe.

O Americana Basketball começou a montar a equipe que vai disputar a temporada de 2011. Depois de desistir de participar da Copa Brasil, a equipe sofreu algumas mudanças, e de acordo com a nova filosofia imposta pela diretoria, a equipe será modesta, mas competitiva. O grupo será mesclado com a categoria sub/19 e a intenção da diretoria é "não gastar o que não tem" nesse primeiro semestre, para não comprometer o segundo semestre. 
 
"Infelizmente pagamos o preço de sermos pequenos, pois as equipes que disputam a NBB se garantem o ano todo, o restante depende da prefeitura ou de abnegados, pois os investidores não querem investir no Torneio Novo Milênio. Sendo assim, temos que usar esse primeiro semestre como preparação, manutenção de uma base e ao mesmo tempo a busca de parceiros para quem sabe no Paulista, consigamos um investidor  que nos possa ajudar a ser um dos grandes" diz o presidente da Associação Esportiva Americana Basketball, Adilson Dias Bicalho.
 
Para a diretoria do AB, este é mais um desafio que o projeto terá, pois todos acreditam que possam conquistar um grande investidor, por isso os jogadores que aceitarem esse desafio tem que estar cientes de que o Americana Basketball quer colher o que plantou nessa última temporada, mas será preciso fazer sacrifícios nesse momento. "Essa é a realidade, vamos fazer sacrifícios nesse momento, pois se Deus quiser, vamos colher bons frutos em breve" completa Bicalho.
 
O primeiro a aceitar o desafio foi o pivô Marcio Taveira Borges, mais conhecido como Turcão(foto). O pivô de 2,08m é o jogador que mais tempo está defendendo o Americana Basketball, esta será a sua sexta temporada. A diretoria já fez contatos com alguns jogadores e espera que até o final dessa semana possa ter algumas definições.
 
O Americana Basketball irá disputar nesse primeiro semestre o Torneio Novo Milênio e os Jogos Regionais de Mogi Guaçú. Atualmente o projeto é patrocinado pela Prefeitura de Americana, Banco Santander, Vivo Sabor Alimentação, Topack do Brasil, Restaurante Trembão e Esporte.com / NET.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bocha de Americana é campeã de torneio preparatório.

A equipe de bocha da Secretaria de Esportes de Americana conquistou, no último sábado (05/2), o título do torneio preparatório para o Campeonato Metropolitano, realizado na cancha da Praça de Esportes "Aristides Pisoni", no bairro Jardim Ipiranga.

O quadrangular contou com a presença das equipes de Americana, Campinas, Rio Claro e Limeira. "Esses torneios são importantes para que a equipe volte a ter ritmo de jogo e competição. Nosso time mais uma vez foi muito bem, derrotando fortes adversários", afirmou Plácido Von Ah, o Totó, coordenador da equipe de bocha americanense.

Americana foi campeã do quadrangular de forma invicta, com a equipe de Rio Claro ficando na segunda colocação e Campinas terminando em terceiro. O time americanense deverá realizar mais alguns torneios preparatórios antes da estreia no Metropolitano, que acontece no mês de abril.

Ourinhos e Catanduva avançam às semifinais da LBF.

Estão definidas as semifinais da Liga de Basquete Feminino. Com a vitória desta noite sobre Mangueira por 66 a 49 em sua quadra, Ourinhos fechou a série melhor de três por 2 a -0 e agora enfrentará Americana em busca de uma vaga à decisão. Na outra chave, Catanduva também fez prevalecer o favoritismo, ratificou a vitória do primeiro duelo em Santa Catarina e eliminou Joinville com um categórico 107 a 78, tornando desnecessária a terceira partida. As semifinais, em cinco jogos, começarão a ser disputadas no sábado. Catanduva sairá de casa para encarar Santo André.

No Ginásio Monstrinho, em Ourinhos, as meninas orientadas pelo medalhista olímpico de bronze Antonio Carlos Barbosa não encontraram dificuldades para superar as atuais campeãs cariocas. Com menos de dois minutos já abriam vantagem de 8 a 0, obrigando o técnico Guilherme Vos a pedir tempo na tentativa de acalmar as suas comandadas. Apesar da evolução da equipe depois da parada, Ourinhos fechou a primeira fase por 43 a 29, beneficiado não apenas pelo melhor conjunto e individualidades, mas também pela precipitação das mangueirenses nos passes e nos chutes. Mangueira, que já entrara na quadra sentindo o desfalque da armadora Ivana, recuperando-se de contusão, ainda perdeu a ala Isabela Ramona. A jovem de 17 anos levou uma paulistinha na coxa esquerda e, chorando com fortes dores, não retornou mais.

O nível técnico caiu no segundo tempo. Mangueira voltou do intervalo disposta a vender caro a eliminação e liderou o terceiro quarto por 14 a 12. No quarto e último, as duas equipes continuaram errando demais no ataque e o marcador só foi movimentado por Ourinhos por meio de um lance livre depois de três minutos. Nos instantes finais, Mangueira sofreu nova baixa com a saída da armadora Camila, com câimbras na perna esquerda. O jogo foi encerrado com um placar quase idêntico ao 65 a 49 registrado no sábado na Cidade Maravilhosa.

Ourinhos medirá forças nas semifinais contra Americana. O time do técnico Luiz Augusto Zanon perdeu apenas um jogo e terá a vantagem de fazer até três jogos em casa. A vantagem não intimida a lateral Chuca. "Vamos com toda força e coragem porque estamos fazendo um trabalho muito bom com o novo técnico", avisou. "Já ficamos em primeiro na primeira fase em outros campeonatos e perdemos a semifinal", relativizou. "Cada jogo é um jogo. Temos que entrar motivadas e confiantes", acrescentou. Entre as cariocas, restou a sensação de dever cumprido. "A equipe entrou para participar, sem perspectiva de classificar, e ficamos em quinto", lembrou Bruna, que anotou 11 pontos, o mesmo total de Chuca, ambas superadas apenas pelos 15 da cestinha Bethânia, de Ourinhos. "Não fizemos um primeiro tempo muito bom, melhoramos no segundo, mas a diferença que elas abriram não deu para descontar", lamentou.

No Ginásio Jesus Adolescente, em Catanduva, as atuais campeãs nacionais voltaram a superar o time de Santa Catarina por contagem centenária pela segunda vez em três jogos na competição. O time do técnico Edson Ferreto dominou as ações desde o começo e contou com atuação destacadas como a da pivô Clarissa, dona de um duplo-duplo - 20 pontos marcados e absoluta no garrafão com 14 rebotes defensivos e quatro no ataque. A jogadora de Catanduva é a principal reboteira da LBF. Com 24 pontos, Gilmara (Joinville) foi a cestinha da noitada.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ciclistas americanenses conquistam título da Copa Jair Braga.

Considerada uma das melhores equipes de ciclismo de pista do Brasil, os competidores da Secretaria de Esportes de Americana conquistaram ontem (06/2), no velódromo da cidade de Curitiba (PR), o título da Copa Jair Braga, na prova de velocidade olímpica por equipe. No individual, o americanense Caio Moretto Buoni, faturou o ouro na prova por pontos.

Na competição, que reuniu os principais ciclistas do país, a equipe de Americana formada pelos atletas Estevam Mancini, Caio Buoni e Leandro Larmelina, além de conquistarem a medalha de ouro por equipe, bateram o recorde do velódromo paranaense com o tempo de 1' 06"40, que já era dos americanenses.

"Estávamos concentrados na prova, tudo saiu da melhor maneira possível e com isso conquistamos um ótimo tempo. Foi um dia muito especial, pois além da primeira colocação, batemos o recorde do velódromo", comemorou Mancini.

Nas provas individuais, o competidor Caio Buoni conquistou duas medalhas, uma de ouro na prova por pontos com o tempo de 1' 10" 16, e uma de prata na prova por km x cronômetro. "Foi sensacional, subi duas vezes ao pódio nas provas individuais e fechamos com chave de ouro a competição, com o título por equipes. Parabéns aos nossos atletas, nessa hora todo esforço é recompensado", afirmou Buoni.

A equipe de Americana, a partir de agora, concentra seus treinamentos visando o Campeonato Brasileiro que será disputado entre os dias 23 e 27 de março, em Maringá (PR).

LBF: Ourinhos vence Mangueira no Rio de Janeiro.

Ourinhos confirmou o favoritismo, bateu Mangueira por 65 a 49 neste sábado no Rio de Janeiro e ficou a um passo das semifinais da Liga de Basquete Feminino. A segunda partida da melhor de três será disputada segunda-feira na cidade paulista e nova vitória de Ourinhos colocará a equipe comandada por Antonio Carlos Barbosa diante de Americana na briga por uma vaga à decisão do título.

Dirigida por Guilherme Vos, Mangueira entrou na quadra do Ginásio de Esportes Carlos Alberto Doria com Bruna, Camila, Lorraine, Leão e Kelly Cota. Com o apoio da torcida, as cariocas tomaram a iniciativa e fecharam o primeiro quarto ganhando por 16 a 14. Pentacampeão nacional de 2004 a 2008, Ourinhos, que saiu jogando com Bethania, Djane, Joice, Tatiana e Chuca, demorou a se encontrar e só no final da parcial conseguiu reduzir para apenas dois a desvantagem que chegou a sete pontos.

Insatisfeito com a produção, Barbosa recorreu às opções do banco, como a experiente pivô cubana Plutin, e o time respondeu. Virou o placar para 28 a 22, mas não pôde evitar a recuperação das cariocas, que cresceram com a entrada da lateral Isabela Ramona, autora de oito pontos decisivos para manter as donas da casa à frente no final do primeiro tempo por 30 a 29.

O intervalo fez bem para Ourinhos, que voltou melhor na segunda fase novamente empurrada pela ótima atuação de Plutin, certeira nos chutes de três pontos e no trabalho debaixo do garrafão ofensivo. Mangueira perdeu o ritmo, fez apenas 11 pontos no terceiro quarto contra 21 das visitantes. Na última parcial, Ourinhos continuou controlando as ações, enquanto Mangueira sentia a jornada abaixo da média habitual de jogadoras como Sandra Leão e Kelly Cota. Plutin foi a cestinha do encontro com 23 pontos e a excepcional média de 88% de aproveitamento. Isabela Ramona foi o destaque de Mangueira com 11 pontos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Definidos os semifinalistas da Copa Zanagão de Futsal.

As equipes do Bad Boy’s e Último Gole F.C garantiram na noite de ontem (03/2), no Ginásio Municipal “Roberto Polatti”, no bairro Antonio Zanaga, as duas últimas vagas para semifinal da Copa Zanagão de Futsal. As equipes se juntam a korea Republic e Academia Dias que garantiram classificação na última terça-feira (01/2).
A primeira partida da noite foi muito equilibrada. Bad Boy’s F.S e Sport Bar F.C empataram em 2 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis o atual campeão Bad Boy’s foi mais preciso e garantiu a vaga vencendo por 6 a 5.
No segundo jogo o Último Gole F.C. não encontrou dificuldades para se classificar à semifinal e goleou o Joga Pouco F.C por 8 a 0. Destaque para o ala Rafael Pizzi, que anotou três gols e assumiu a artilharia do Zanagão com 13 gols marcados ao lado do atleta Luciano da Korea Republic.
As duas partidas pelas semifinais acontecem na próxima terça-feira (08/2), com Korea Republic enfrentando o Último Gole F.C, às 20h e na outra decisão pela vaga à final, o time da Academia Dias encara o Bad Boy’s F.S, às 21h, no Ginásio “Roberto Polatti”.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AB anuncia a formação do Sub 19.


A diretoria da Associação Esportiva Americana Basketball, anunciou nesta quarta-feira, que neste ano o basquete masculino de Americana terá mais uma equipe, a categoria sub/19. A FPB (Federeção Paulista de Basquete) mudou a nomenclatura das categorias, com isso a categoria juvenil passará a ser chamada de sub/19.

De acordo com o regulamento da FPB a equipe adulta que disputará a série A/1 do paulista, somente será credenciada se estiver em atividades com uma das três categorias: sub/17, sub/18 ou sub/19. A equipe sub/19 é formada exclusivamente por atletas nascidos no ano de 1993, pois a intenção do projeto é manter esses jovens valores por duas temporadas. A apresentação dos jogadores será no dia 07/02 na Praça de Esportes do São Pedro.

O Campeonato Paulista tem seu início marcado para a segunda quinzena de março e no dia 16/02 haverá o congresso técnico para definir equipes, regulamento e sistema de disputa.Desta forma, cumprindo com as exigências da FPB, a diretoria não quer correr o risco de perder a vaga para a elite do basquete paulista, devido a falta de uma categoria de base. "As categorias exigidas são aquelas que não temos, por isso abrimos testes e montamos uma equipe para trabalhar por dois anos" diz o técnico Evandro Francelino.

A equipe Sub/19, também dará suporte para a equipe adulta. Alguns atletas serão utilizados para compor os treinamentos, dando oportunidades para que esses jovens possam estar juntos e disputar vaga na equipe principal.

Sub/19 
Guilherme Aparecido da Silva -  (Franca) 1,85m - armador -  ex-clube: Rio Claro
Matheus Costa dos Santos - (São Joaquim da Barra) 1,96m - lateral  - ex-clube: Winner Limeira
Valter Marqueto Junior - (São Joaquim da Barra) 1,98m - ala-pivo - ex-clube: São Sebastião do Paraíso MG
Gabriel Augusto da Silva - (Jaguariúna) 1,92m - escolta - ex-clube: Rio Claro
André Luis Ferreira da Silva - (Ribeirão Preto) 1,93m - lateral - ex-clube: COC Ribeirão Preto
Rafael Jesus da Silva - (São Paulo) 2,00m - ala-pivo  - ex-clube: Esperia -SP
Paulinho - (Americana)1,88m - armador
Fernando - (Americana) 1,92m - lateral
João Guilherme - (Americana) 2,00 - ala/pivô

Acontece neste domingo a abertura do 5º Torneio de Futebol de Areia.

Foram definidos na noite de ontem (01/02), em conselho arbitral realizado no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico) e que contou com a presença de integrantes das 16 equipes, o regulamento e os grupos do 5º Torneio de Verão de Futebol de Areia, competição realizada pela Secretaria de Esportes de Americana.
Foram formados quatro grupos de quatro equipes, que jogam entre si em turno único. O primeiro colocado de cada chave garante vaga na semifinal da competição. O Grupo A tem os times do Bereta Rossi, Amigos da Vila, Martins Máquinas e Vila Rodrigues. No Grupo B estão Ajax, Madcentro, Grêmio Morada e Auto Giro. No Grupo C fazem parte Os Muleks, Garotos F.C, Germânica/ Amigos do Duzzi e Iate. Já no Grupo D estão Unidos da Morada, Barcelona, Vila Redher, Bad Boy’z e Cachorro Loko.
Na abertura da competição, que acontece neste domingo (6), oito equipes estarão em campo. Às 8h30, Madcentro x Grêmio Alvorada; às 9h10, Amigos da Vila x Vila Rodrigues; às 9h50, Os Garotos F.C x Germânica/ Amigos do Duzzi e às 10h30, Barcelona x Vila Redher/ Bad Boyz.
Cada time fará a doação de 10 litros de leite, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade de Americana.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

LBF: Quartas-de-finais têm início neste sábado.

As quartas-de-finais da Liga de Basquete Feminino serão abertas neste sábado. Em Santa Catarina, às 20 horas com transmissão ao vivo pelo SporTv 2, o Joinville, sexto colocado na primeira fase, enfrentará o terceiro colocado Catanduva, atual campeão brasileiro. Antes, a partir das 18 horas, Mangueira, que terminou o segundo turno em 5º, medirá forças com o quarto Ourinhos no Rio de Janeiro.

A definição dos adversários de Americana e Santo André nas semifinais será pelo sistema melhor de três. As partidas de volta serão realizadas segunda-feira em Catanduva e Ourinhos. Havendo necessidade de desempate, o terceiro jogo será realizado dois dias depois no mesmo local do segundo. Os clubes do interior paulista têm a vantagem de decidir em casa pela melhor campanha.


Escola de Goleiros de Americana retorna aos treinamentos na segunda.

Na próxima segunda-feira (7), cerca de 120 alunos da Escola de Goleiros “Camisa 1”, projeto que visa a socialização e a revelação de novos talentos para o futebol, retornam às aulas no centro de treinamento localizado no Complexo Poliesportivo “Ayrton Senna”.

O projeto idealizado pelo treinador de goleiros da equipe profissional do Guarani Futebol Clube, Vander Batistella, completou cincos anos de existência. A escola, além da Secretaria de Esportes de Americana, também conta com o apoio de algumas empresas da iniciativa privada e já revelou vários goleiros para equipes de futebol profissional. Entre várias revelações, estão Pegorari, Vinicius e Daniel que atuam pelas categorias de base do Palmeiras, Diego Pato, no Ituano e Gustavo no Guarani.

O Centro de Treinamento da Prefeitura de Americana conta com ótima infraestrutura de trabalho, tanto para os atletas, quanto aos professores. “A Escola de Goleiros possui uma estrutura idêntica a um clube de futebol profissional. Com treinadores qualificados, para as aulas de aperfeiçoamento das técnicas dos goleiros, vestiários, campo, quadra de areia e todo material para os alunos”, elogiou Batistella.

As aulas são gratuitas e acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h e das 14h30 às 16h30. A Escola de Goleiros é aberta para garotos e garotas de Americana e região, com idade entre 7 e 18 anos.