Num jogo emocionante e decidido na última bola, o Americana Basketball perdeu para Rio Claro, neste sábado, por 61x62 (35x45). Com esse resultado negativo, o AB cai para a terceira colocação e não depende mais de suas próprias forças para conquistar uma das duas vagas para os play-off.
A partida começou equilibrada e ambas equipes estavam calibradas nos arremessos, mas Rio Claro venceu o primeiro quarto por 22x21. Já no segundo quarto, Rio Claro impôs uma defesa quadra toda, fazendo acelerar o jogo dos americanenses, tática que deu certo e sem controle o AB foi envolvido e deixou o adversário abrir uma vantagem de 10 pontos, final do quarto 23x14 para Rio Claro. Depois de muita conversa e bronca no vestiário, os comandados do técnico Wolmer Bicalho voltaram diferente e com mais atitude parou o ataque de Rio Claro fechando o quarto a seu favor em 15x06.
Tirado a diferença o AB começou a dominar a partida e faltando 2 minutos para o final, os americanenses passaram a frente em três pontos, mas numa sucessão de erros de posse de bola, de ambas as partes, Rio Claro foi mais eficiente e diminui para um ponto faltando 45 segundos. O AB teve uma posse de bola e desperdiçou a oportunidade de abrir uma vantagem de três pontos novamente, errando o arremesso. Rio Claro pegou o rebote e sofreu falta. Faltando 26 segundos para o final, Rio Claro tinha a posse de bola através de um lateral e numa jogada individual do norte americano Adai, de bandeja fez os dois pontos e sofreu falta. Isso a 9 segundos do fim da partida e Rio Claro a um ponto a frente. Com um lance livre de bonificação, Rio Claro errou e logo fez falta.
O AB teve a oportunidade de vencer a partida, numa jogada ensaiada, mas a bola rodou no aro, num arremesso do ala norte americano Peete e não entrou. Final Rio Claro 62x61 Americana Basketball.
"Não perdemos na última bola, perdemos no primeiro tempo, onde tivemos uma atitude apática. Tivemos competência para reverter a partida a nosso favor, mas os detalhes no final da partida são fundamentais, por isso não podemos deixar para resolver a partida nos segundos finais. A responsabilidade dos acertos triplicam" diz o técnico Wolmer Bicalho.
A explicação do técnico tem fundamento, pois todas as partidas no campeonato que o AB decidiu nos segundos finais, perdeu todas. Infelismente parece que o time sente a responsabilidade e a falta de um atleta com a capacidade de decisão. Por isso a comissão técnica trabalha sempre para tentar decidir a partida sem que seja nas últimas bolas.
Com essa derrota, o AB terá que torcer para que Rio Claro perca seu próximo jogo, contra Assis, em Assis na terça-feira e aí vencer seus dois últimos jogos (São Bernardo e Palmeiras). Mesmo assim a decisão da vaga será nos critérios de desempate. A expectativa da comissão técnica é que o critério de desempate chegue no ítem de nº 3, onde será através de cesta average. Os americanenses possuem um melhor saldo entre os concorrentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário