sexta-feira, 30 de abril de 2010

Basquete Feminino : Americana perde para Santo André

O Santo André venceu o clássico contra o Americana, por 68 a 51 (29 a 24 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP). Os destaques foram Tayara (15 pontos) e Vanuzia (12 pontos, 12 rebotes e 03 assistências – double-double), pelo time do Grande ABC; Mamá (12 pontos, 10 rebotes e 02 assistências – double-double) e Karen (12 pontos e 03 assistências), em favor do representante do Interior.

Com a vitória, a equipe de Laís Elena chegou aos 14 pontos, em oito jogos disputados (06 vitórias e 02 derrotas), ocupando a segunda colocação na classificação geral. Já o time de Luis Zanon aparece logo a seguir, em terceiro, com 13 pontos e as mesmas oito partidas realizadas (05 vitórias e 03 derrotas).


O Santo André volta à quadra no dia 06 de maio (quinta-feira), às 20h00, a cidade de Ourinhos (SP), para enfrentar o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos. O Americana vai buscar a reabilitação encarando o São Caetano, no dia 13 de maio (quinta-feira), ás 20h00, em Americana (SP).

fonte : Frederico Batalha

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Saretta será convidado para representar a cidade nos Regionais

Americanense nato, o ex-tenista Flávio Saretta será convidado pelo secretário de Esportes, Mário Antonucci, para representar a cidade nos Jogos Regionais, que serão realizados entre os dias 20 e 30 de julho. Segundo o secretário, Saretta poderá ser o grande nome da delegação do município e também da competição em 2010. Além disso, a presença do atleta nos JR de Americana, será uma forma concreta do ex-Top 50 da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) atuar diante da torcida da sua cidade-natal.


“Para Americana, trata-se de um grande sonho. Mas, até mesmo em respeito a história do Flávio, vamos convidá-los para fazer parte da maior festa esportiva dos últimos anos da nossa cidade”, revelou o secretário. “Vai ser um honra para Americana caso ele aceite participar. Também gostaríamos de aproveitar a oportunidade para prestar uma homenagem ao tenista que atingiu o Top 100 do mundo”, completou Antonucci, que fará o convite ao americanense na próxima semana.


A intenção de contar com Saretta para os Jogos Regionais de Americana foi aprovada e até comemorada pelo argentino Rolando Bordas, novo técnico da equipe de tênis da Secretaria de Esportes. “Se acontecer vai ser fantástico para a cidade e os nossos atletas. Os jogadores de Americana têm o Flávio como referência no tênis e serviria como um grande impulso para esse novo projeto da cidade na modalidade”, disse Bordas. Atualmente, quatro jogadores estão inscritos para os Regionais: Lucas Cunha, Felipe Jensen, Leonardo Cunha e Danilo Sardelli.


Flávio Saretta


Considerado um dos mais promissores juvenis de sua geração, Flávio Saretta, de 29 anos, integrou a equipe brasileira que disputou a Copa Davis em 1998, 1999, 2000 e 2001, participando do time de treinamentos. Em 2002, para os jogos contra a República Tcheca, ganhou sua primeira chance entre o grupo de quatro titulares e estreou com vitória sobre Jan Vacek, em Ostrava, marcando o único ponto brasileiro sobre a República Tcheca. Com isso, tornou-se o 52º brasileiro a disputar um jogo oficial de Copa Davis. Sua melhor posição no ranking de entrada foi um 44º lugar, em 2003. Foi campeão do Pan-Americana do Rio de Janeiro de 2007. Tri-campeão do Aberto de São Paulo de Tênis. No final do mês de maio de 2009, anunciou sua aposentadoria.


Ex-tenista argentino é novo técnico da equipe de tênis de Americana

Principal algoz de Americana nos últimos Jogos Regionais e Abertos, o ex-tenista argentino Rolando Bordas é o novo técnico da equipe de tênis da Secretaria de Esportes. Após um longo período à frente das equipes de Campinas e Limeira, o treinador chega para comandar os atletas americanenses para a temporada 2010. Além disso, Bordas vai orientar o trabalho das escolinhas do Centro de Treinamento Mário Coronelli. A apresentação foi feita ontem (28/4) à tarde, em coletiva à imprensa, no gabinete do secretário de Esportes, Mário Antonucci.


“A intenção do prefeito Diego De Nadai é valorizar cada vez mais todas as modalidades, sem exceção. Há certo tempo estávamos conversando, após a indicação dos professores e jogadores de tênis, para chegar a um acordo. Estou muito feliz pelo acerto e tenho certeza que a modalidade vai ganhar muito com a chegada do novo treinador”, disse Antonucci, que destacou também o bom trabalho realizado nos últimos anos pelos técnicos e atletas.


“Todos aqui chegaram no limite, mas querem avançar mais. Perdemos muito jogadores nos últimos anos que deixaram a cidade para treinar com o Bordas, em Limeira ou Campinas, agora terão a chance de permanecer aqui e representar Americana”, completou o secretário. De acordo com o coordenador da modalidade, Denílson Moraes, atualmente a equipe masculina tem quatro jogadores inscritos para os Jogos Regionais: Felipe Jensen, Leonardo Cunha, Lucas Cunhas e Danilo Sardelli, que está de volta ao elenco americanense. “Mas todos os jogadores da cidade terão oportunidade nessa nova fase do tênis”, comentou o coordenador.


Argentino campeão


Responsavel direto pela revelação de diversos tenistas, o argentino Rolando Bordas comandou a equipe de Limeira na última temporada, quando derrotou Americana nas quartas-de-final dos Jogos Regionais de Atibaia. Antes disso, Bordas treinou a equipe de Campinas por nove anos. Nesse período, revelou as tenistas Joana Cortes e Rosane Vaisemberg. Cortes foi bi-campeã Pan-anamericana. Já Vaisemberg foi eleita a melhor jogadora sul-americana de tênis. Em 2007, foi campeão dos Jogos Regionais por Campinas.


“A minha vontade é continuar trabalhando para revelar novos talentos. Fiquei muito feliz pelo acerto e o apoio que estou recebendo da cidade e dos atletas daqui para desenvolver o esporte”, frisou o treinador, que já determinou a nova carga horária de treinamento para a equipe. A partir de segunda-feira (3/5), os treinos serão realizados em dois períodos do dia, pelo menos cinco vezes por semana. “O primeiro passo é cessar a migração de jogadores. Os atletas de Americana têm que permanecer aqui. A cidade tem uma estrutura fantástica e vamos trabalhar para manter os tenistas”, revelou. Neste ano, a equipe americanense vai disputar os Jogos Regionais e Abertos.

Basquete Feminino : Santo André x Americana

Pela segunda rodada do returno do Campeonato Paulista, a equipe de Basquete Feminino de Americana encara hoje (29) o Santo André, às 20h, no ABC. No primeiro turno, a equipe americanense comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon levou a melhor e venceu o Santo André pelo placar de 77 a 74 diante de sua torcida no Centro Cívico, em Americana.

Para a partida de volta, na casa do adversário, o treinador prevê um duelo dificil. “São duas equipes que estão brigando para se manterem na primeira posição na classificação geral. Em Americana tivemos um jogo muito duro e equilibrado, onde vencemos na prorrogação. Lá, com certeza as dificuldades serão maiores, mas nossa equipe está motivada e confiante. A expectativa é que possamos fazer um bom jogo e surpreender a equipe da casa” comentou.

A equipe de Americana, que possui uma campanha de cinco vitórias e duas derrotas na competição, acumula 12 pontos na classificação geral e ocupa a primeira colocação ao lado de Santo André, Ourinhos e Catanduva.

Acompanhando a equipe, estarão às atletas juvenis Leila, Fabi, Tássia Débora e Andressa, que têm entrado bem nos jogos e agradado a comissão técnica “É importante esta participação delas na equipe adulta, fazendo com que aumente o rendimento individual de cada uma na categoria e possam ir adquirindo experiência tática e emocional. O objetivo é preparar bem essas atletas, respeitando o tempo adequado de transição, sem pular nenhuma etapa, para que futuramente possam se consolidar como jogadoras profissionais” comentou Zanon.

Projeto “Ciclista do Futuro” vai atender cerca de 100 crianças e adolescentes

A experiência e o talento do ciclista Estevam Ciampone Mancini, que tem no currículo nove títulos brasileiros e a medalha de bronze dos Jogos Sul-Americanos, estarão a disposição também, a partir da semana que vem, para o Projeto “Ciclista do Futuro”. Em parceria com a Secretaria de Esportes, o atleta da equipe de ciclismo de pista de Americana inicia projeto social com crianças e adolescentes da Rede Municipal e Estadual de Ensino da cidade. Durante quatro dias da semana, a expectativa é que o Velódromo Municipal seja utilizado por cerca de 100 novos ciclistas.


De acordo com Mancini, o principal objetivo do programa é colocar crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 16 anos, em atividade sócio-esportiva. Ainda segundo ele, os alunos do projeto terão ensinamentos de técnicas simples do ciclismo. “A principal intenção é tirar essas crianças das ruas ou que estão ociosas e colocar em atividade esportiva. O foco é no social, na formação do cidadão através do esporte. Mas os alunos vão aprender sobre equilíbrio, frenagem, curva e outras técnicas do ciclismo”, revelou o ciclista, que é formado em Educação Física pela UNESP (Universidade do Estado de São Paulo).


Com apenas uma bicicleta, qualquer criança ou adolescente poderá integrar o projeto, que terá aulas gratuitas as terças e quintas, das 15h às 17h, e as quartas e sextas, das 8h às 10h, no velódromo do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. O coordenador do projeto irá dividir os alunos em oito turmas de 15 alunos. Os pais interessados devem procurar o local de treinamento para fazer a inscrição dos filhos. Mais informações podem ser obtidas no telefone: (19) 8228-8921.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Handebol Feminino

A equipe adulta feminina de handebol de Americana venceu Itu, domingo (25/4), em Itu, por 29 a 6, pela segunda rodada da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (Lhesp). Depois da vitória na estreia, as meninas de Americana conquistaram a segunda vitória no campeonato sem nenhuma dificuldade. Foi um verdadeiro atropelo do time americanense, sob o comando das pontas Aline Rosa e Muriel, que marcaram 20 gols juntas.


Para o técnico e coordenador da equipe, Jurandir Batista, o Didi, o jogo serviu para dar movimentação a todas as atletas do elenco. “Conseguimos colocar todas as jogadoras na partida. Mesmo jogando com boa parte do time reserva, mantivemos o mesmo ritmo e pegada, sem menosprezar o adversário”, avaliou o treinador, que comandou também a equipe juvenil no final de semana.


No sábado (24/4), em Piracicaba, o time da categoria juvenil empatou com as donas da casa pelo placar de 22 a 22, em partida valida pela quinta rodada da competição estadual. No dia seguinte, em Itu, as americanenses venceram Salto por 29 a 15. A equipe juvenil lidera o campeonato.

Handebol Masculino

O time adulto masculino de handebol de Americana manteve a invencibilidade na Lhesp (Liga de Handebol do Estado de São Paulo). Em rodada dupla, os americanenses venceram Piracicaba e Itu, pela terceira e quarta rodada, respectivamente. Além das vitórias na quadra, a equipe de Americana venceu também na areia. Na estreia do Campeonato Paulista de ‘Hand Beach’, o time finalizou a primeira etapa na quarta posição.


No sábado (24/4), após cinco anos longe do ‘Hand Beach’, a equipe americanense abriu a temporada 2010 do Campeonato Paulista de Areia. Na primeira partida, o time de Americana derrotou São Vicente, que foi campeão da etapa de abertura, realizada pela FPHAND (Federação Paulista de Handebol) e disputada no Parque Taquaral, em Campinas. Após a vitória sobre o time da Baixada Santista, Americana perdeu o clássico regional para Nova Odessa. O resultado eliminou o time da etapa inicial do Paulista.


Ainda no mesmo dia, porém, pela Liga de Handebol do Estado de São Paulo, a equipe entrou em quadra para defender a liderança da competição estadual. Com uma atuação destacada do armador Lucas, que marcou 11 gols, os americanenses derrotaram Piracicaba, na casa do adversário, pelo placar de 24 a 23. Apesar da vitória, a partida ficou marcada por uma jogada antidesportiva do atleta de Piracicaba. Durante o primeiro tempo, em um lance do jogo, o meia Pinda, de Americana, sofreu fratura exposta em um dos dedos da mão direita. O atleta deverá ficar afastado das competições por, pelo menos, seis meses.


No domingo (25/4), o time americanense não teve a mesma dificuldade do dia anterior e passou sobre Itu, por 20 a 16, em Itu, pela quarta rodada da Lhesp. Jonathan foi o artilheiro do jogo com quatro gols. Com quatro vitórias consecutivas, Americana lidera o campeonato. O time volta à quadra no próximo domingo (2/5), em São João da Boa Vista, às 15h, contra Hortolândia.


Infantil também vence

O time infantil masculino de handebol se recuperou da derrota na Liga de Handebol do Estado de São Paulo. Após o revés na estreia, a equipe venceu Piracicaba, no sábado, em Piracicaba, por 26 a 3. Foi a primeira vitória em toda história de Americana na casa do adversário. A equipe comandada pelo técnico Márcio Broggio volta a competir na sexta-feira (30/4), às 17h, no ginásio inferior do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, no clássico regional contra Nova Odessa.

Atletismo: americanense fatura duas medalhas de bronze no Paulista de Arremesso

Com um arremesso de 37 metros e 69 centímetros , no lançamento do martelo, e 10 metros e 16 centímetros , no arremesso de peso, a atleta juvenil Amanda Priscila Rodrigues, da equipe de atletismo da Secretaria de Esportes de Americana, conquistou duas medalhas de bronze na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Lançamento e Arremessos. A competição organizada pela FPA (Federação Paulista de Atletismo) foi realizada na pista de atletismo do Centro São José, no último sábado (24/4), na cidade de São Caetano do Sul.


De acordo com o técnico e coordenador da modalidade, André Gimenez Zappia, a equipe ainda pôde participar com a força máxima nas provas de lançamento e arremessos, já que alguns atletas estão se recuperando de lesões sofridas no início da temporada. “Mas conquistamos bons resultados e estamos numa crescente de trabalho. Ainda temos muito para crescer dentro da temporada e garantir mais títulos e marcas para a nossa cidade”, resumiu o treinador. Americana teve nove representantes na competição estadual.


Campeonato Brasileiro de Corridas de Fundo em Pista

Atual campeão brasileiro da prova de 3.000 metros sobre obstáculos, o velocista Fernando Fernandes, de Americana, defende o título nacional da prova no sábado (1/5), em Piracicaba. Em 2009, o velocista faturou o título durante o Troféu Brasil de Atletismo. Além de Fernandes, outro atleta da equipe americanense estará competindo no Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Fundo em Pista: Jeferson Pultrini, que participará da prova de 10.000 metros rasos.


Campeonato Paulista Sub-23

Cerca de 15 atletas de Americana participam, no sábado (1/5) e domingo (2/5), na pista do Ibirapuera, na Capital, do Campeonato Paulista Sub-23. Todos os atletas que irão participar das provas da competição estadual foram revelados nos projetos sociais da Secretaria de Esportes. Renato Cavalari e Natalia Oliveira são os principais destaques da equipe americanense, que disputará as provas em São Paulo. A equipe de atletismo da Secretaria de Esportes tem o apoio da Nova Era Recursos Humanos, SOS Cotec Socorro Químico, Madecentro Material para Marcenaria, Colégio e Faculdade Politec e Unip (Universidade Paulista).

Vôlei feminino : Americana vence na estréia do Paulista

A equipe adulta feminina de vôlei de Americana voltou em alto estilo ao Campeonato Paulista da Série A-1. Afastado há quatro anos da principal categoria do vôlei estadual, o time americanense estreou com empolgante vitória na competição que garante vagas à Divisão Especial, na última sexta-feira (23/4) à noite, no ginásio principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha. Comandadas, dentro de quadra, pela levantadora Camila, as meninas americanenses derrotaram o time de São José dos Campos, pelo placar de 3 sets a 1, com parciais de 25 a 16, 25 a 23, 23 a 25 e 25 20.


Apesar da vitória e o início animador, o técnico José Nestor Batistuzzi afirmou que espera mais do elenco americanense. “Gostei por se tratar de uma estreia e a vitória sobre um concorrente direto. Foi importante para quebrar o gelo e tirar toda a ansiedade. Mas se o nosso time pretende mesmo brigar por uma vaga na chave ouro precisamos jogar mais, render mais, para chegar ao objetivo final”, comentou Battistuzzi, que também é coordenador da modalidade.


Com muita superioridade, o time de Americana abriu facilmente a vantagem no primeiro set. Dos dez pontos iniciais, a equipe americanense faturou nove e apenas administrou a superioridade para vencer parcialmente. No segundo período, o tradicional time do Vale do Paraíba engrossou a partida. Porém, as meninas da casa venceram com diferença de dois pontos. O terceiro set foi todo de São José dos Campos, que conseguiu segurar os ataques das americanenses e comandar as ações do jogo. Mas, após a orientação de Battistuzzi, a equipe de Americana entrou no quarto set para garantir a vitória. Apesar da média de idade ser baixa, a equipe americanense teve frieza e experiência para conquistar a primeira vitória no campeonato.


“Aos poucos a equipe vai ganhar mais ritmo e entrosamento. Podemos e vamos trabalhar para jogar mais, sem oferecer riscos como no jogo contra São José”, completou o treinador. Depois da estreia, o time de Americana fica cerca de 15 dias sem atuar. A equipe volta à quadra no dia 8 de maio, contra Bauru, novamente no ginásio do Centro Cívico. O vôlei da Secretaria de Esportes de Americana tem o apoio da Honda Aversa, Módulus Academia, São Lucas Saúde, Radan Acessórios Têxteis, Imobiliária DCA Domus e Ameristamp.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Basquete Feminino : Americana vence Jundiaí

Sob o olhar atento do técnico da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, o Espanhol Carlos Colinas e da diretora da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) Hortência Marcari, a equipe de Americana venceu, pelo jogo de abertura do segundo turno do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, a equipe de Jundiaí pelo placar de 85 a 51 em partida realizada na noite de sábado (24), no Ginásio Principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico.

Em uma rápida análise do jogo, o treinador da Seleção Brasileira, Carlos Colina, elogiou o trabalho realizado pelas duas equipes e destacou a postura da equipe americanense em quadra “Americana é uma equipe com muitas jogadoras experientes, e na partida de hoje estava muito bem postada taticamente” comentou.


A cestinha da partida foi a jogadora de Americana Mama, com 24 pontos. Também destaques da partida foram as jogadoras juvenis Débora, Tassia, Leila e Fabi, que entraram bem na partida e agradaram ao técnico Zanon.


O próximo confronto de Americana será na quinta-feira (29) as 20h, contra a equipe de Santo André, em partida realizada no ginásio municipal Pedro Dell’Antonia, na cidade de Santo André.

Com péssima arbitragem, AB perde para Piracicaba

Numa noite onde os árbitros apareceram mais do que os atletas, o Americana Basketball perdeu para o XV/Piracicaba por 77x89 (40x43) e se manteve na quinta colocação do grupo A do Torneio Novo Milênio.

A partida, válida pela última rodada do primeiro turno, começou truncada e muito disputada e, as ações foram se alternando, com pequena vantagem para os piracicabanos que venceram o primeiro quarto por 19x24. No segundo quarto os americanenses reagiram e venceram o quarto por 21x19, mas mesmo assim ficaram atrás no placar em 40x43. O jogo estava muito truncado e os árbitros não deixavam o jogo correr, consequentemente os ânimos começaram a ficar exaltados por ambas as partes e num jogo com muitas técnicas, 6 no total, os árbitros começaram aparecer demais.

No terceiro quarto, o AB voltou lento e não conseguiu manter o ritmo imposto no segundo quarto e com isso o XV se aproveitou e venceu mais um quarto por 25x18, abrindo 10 pontos de vantagem. A partir daí, só restava aos comandados do técnico Wolmer Bicalho pressionar no último quarto e tirar a diferença. E com uma defesa mais agressiva, deu certo, a diferença foi tirada e o AB passou dois pontos a frente no placar. Mas infelismente, não era a noite dos árbitros, pois em vários erros, e com interpretações equivocadas, os americanenses perderam o equilíbrio e começaram a levar técnicas. Até mesmo o técnico Wolmer Bicalho, levou duas técnicas e foi desqualificado da partida. Dessa forma o XV se aproveitou e com arremessos certeiros de lances livres, conseguiu abrir uma vantagem, administrada até o final, fechando o quarto em 19x21 e o jogo em 89x77.

"Não vou perder tempo citando ou criticando os árbitros, apenas acho que poderíamos ter jogado melhor para não ter deixado que isso acontecesse" diz Bicalho.

O cestinhas do AB foram o ala Alfredo com 18 pontos e o pivô Filé com 17.

A próxima partida dos americanenses será dia 01/05 as 18h em São José do Paraíso (MG) contra o Paraíso Basquete.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Definidos os confrontos da Libertadores

Com a realização da última rodada, ficaram definidos os confrontos para a segunda fase (oitavas-de-final) da Copa Libertadores da América. Destaque para o clássico Corinthians x Flamengo.

Confira todas as chaves:


(reprodução/Globoesporte.com)

Basquete Feminino : Americana perde para Ourinhos

Pela sexta e última rodada do 1° turno do Campeonato Paulista, a equipe de basquete feminino de Americana foi derrotada pela equipe de Ourinhos, pelo placar de 50 a 52, em partida realizada no ginásio principal do Complexo Poliesportivo Centro Cívico, em Americana.

A cestinha da equipe americanense foi a jogadora Karen, com 18 pontos. Outro destaque da equipe foi a armadora Débora, vinda da categoria Juvenil, que entrou bem na partida, marcou forte e realizou jogadas importantes por Americana.


Para o técnico da equipe, Luiz Augusto Zanon, a falta de confiança atrapalhou a equipe “Essa foi uma derrota que pesa um pouco, principalmente por ser um jogo em casa. Foi uma partida atípica da nossa equipe, principalmente no primeiro quarto, onde faltou confiança para a equipe criar as jogadas. No final tivemos um bom momento e parecia que o jogo poderia ser nosso, mas não aconteceu. Americana jogou muito abaixo do seu potencial, e permitiu que o adversário comandasse o ritmo do jogo” comentou o treinador.

Com a derrota, a equipe comandada pelo técnico Zanon soma 10 pontos em seis jogos (04 vitórias e 02 derrotas) e divide a segunda colocação com Santo andré e agora Ourinhos.


O próximo confronto da equipe de Americana será neste sábado (24), contra a equipe de Jundiaí, em partida realizada no Ginásio do Centro Cívico, em Americana, às 18h, pela abertura do 2° turno da competição.

Azul Celeste transmite jogo do AB


ESPORTE.COM
TRASMISSÃO AO VIVO
RÁDIO AZUL CELESTE - AM 1440

TORNEIO NOVO MILÊNIO 2010

AMERICANA BASKETBALL
X
XV/PIRACICABA

HORÁRIO: 20H
LOCAL: GINÁSIO WALDEMAR BLATKAUKAS
CIDADE: PIRACICABA

Ouçam também pelo site www.azulceleste.com.br

Basquete Masculino: Americana faz clássico com Piracicaba

Em ascensão no Torneio Novo Milênio, o Americana Basketball encara o time piracicabano, às 20h, em Piracicaba.


A velha rivalidade entre Americana e Piracicaba no basquete masculino volta à quadra amanhã (22/4). Em ascensão no Torneio Novo Milênio, competição que dá acesso ao Campeonato Paulista da Série A-1, o Americana Basketball encara o time piracicabano, às 20h, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, em Piracicaba, pela sétima rodada, para trocar de posição na classificação com o adversário. Sem desfalques para a partida, o técnico Wolmer Bicalho acredita que chegou a hora de deslanchar no campeonato.


“Conquistamos duas vitórias seguidas e temos a chance de se aproximar ainda mais dos líderes do Novo Milênio, no encerramento do turno. Vai ser um confronto difícil e muito equilibrado, mas a nossa equipe pode vencer mesmo jogando fora de casa”, analisou o treinador e coordenador da equipe americanense, que ainda não contará com o ala Feliz. A documentação do jogador ainda não foi regularizada.


Com um ponto a menos que o time de Piracicaba, o AB aparece na quinta posição do grupo A, com 9 pontos, em seis partidas. Já a equipe piracicabana está na quarta posição. O time americanense venceu seus dois últimos compromissos, contra Suzano, fora de casa, e São Caetano, diante da torcida. O ala Gilsinho, que vem sendo o cestinha de várias partidas, ao lado do armador Alfredo são os destaques da equipe de Americana. O comandante americanense não terá desfalques para o clássico regional.

Jiu-jitsu: 2 atletas de Americana estão classificados para Mundial

Entre quase 1.800 atletas de todo o Estado de São Paulo, dois lutadores de jiu-jitsu da equipe da Associação Americanense/Secretaria de Esportes se destacaram na final do Campeonato Estadual. Cleber Nóbrega e Ezequiel de Arruda conquistaram prata e bronze, respectivamente, na grande final da Federação do Estado de São Paulo de Brazilan Jiu-Jitsu, realizada entre os dias 16 e 18 de abril, no Ginásio Baby Barioni, na Capital. Se não bastasse a importante conquista, os atletas garantiram também vagas para o Campeonato Mundial.


Segundo o técnico da equipe e coordenador da modalidade, Anderson Svilpa, o evento reuniu os melhores competidores de seis regiões do estado. O coordenador revelou também que Americana teve oito representantes na final estadual. “Foi uma participação muito boa da nossa delegação. Infelizmente, nem todos os atletas classificados puderam participar, já que o custo da competição é alto. Porém, os atletas que tiveram lá deram o máximo de cada uma para chegar mais próximo do título”, comentou Svilpa, que pediu mais apoio do empresariado para a disputa do Mundial. “A Prefeitura ajuda de todas as formas que pode. Agora, precisamos da colaboração de empresários da cidade para participar da competição internacional”, completou.


Faixa marrom, Nóbrega sagrou-se vice-campeão brasileiro na categoria médio. O atleta venceu três lutas e perdeu apenas a decisão. Já Arruda, que é faixa branca, ficou com a medalha de bronze na categoria leve. O lutador venceu três embates por finalização, que é considerado o golpe principal do jiu-jitsu, para garantir a terceira posição. Os dois lutadores estão garantidos no Campeonato Mundial, que será disputado no mês de junho, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.


12 no Brasileiro


Após a maratona de lutas pelo Campeonato Estadual, a equipe de jiu-jitsu da Associação Americanense/Secretaria de Esportes se prepara para o Campeonato Brasileiro. Por enquanto, 12 lutadores de Americana estão classificados para a competição nacional, programada para os dias 6 e 9 de maio, também no Ginásio do Ibirapuera.

Karatê: 3 karatecas de Americana conquistam título do Brasileiro

Com o melhor desempenho dos últimos anos, três karatecas de Americana conquistaram o título do Campeonato Brasileiro de Karatê Oficial, realizado no último final de semana, em Maceió, no Estado das Alagoas. Revelados na escolinha de caratê da Secretaria de Esportes, Raphaela da Silva, Vitor Camargo Vieira e Isadora Torquato conquistaram a medalha de ouro na competição organizada pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), que reuniu cerca de 800 atletas de todo país. Além das medalhas douradas, Americana conquistou ainda duas medalhas de prata e um bronze.


De acordo com o técnico e coordenador da modalidade, Rafael Soutto, a delegação americanense obteve o melhor resultado entre todos os representantes do Estado de São Paulo na disputa nacional. “O nosso desempenho foi muito bom, mostra a força do trabalho e a disposição dos técnicos e atletas para a formação de novos talentos. Conseguimos ajudar o Estado ser campeão no geral e o nome de Americana voltar a ser respeitado por todas as cidades do Brasil, no caratê”, comentou o treinador, que teve o auxilio da professora Isabel Dias no Nordeste. Na classificação geral, o Estado de São Paulo ficou com o título do Brasileiro.


Na categoria mirim, Raphaela da Silva, de apenas 11 anos, mostrou experiência de gente grande no tatame e sagrou-se campeã brasileira, após seis vitórias consecutivas. No sábado (17/4), Raphaela foi a primeira medalhista americanense na competição. Um dia (18/4) depois, Vitor Vieira Camargo, na categoria infantil, conquistou o título nacional da sua categoria. O último atleta a subir no lugar mais alto pódio foi Isadora Torquato, que venceu cinco lutas para garantir o ouro e o título do Brasileiro. “São meninos ainda, que estão aprendendo a arte do caratê. Mas o resultado é animador e nos incentiva muito para continuar com o trabalho social e de revelação de caratecas”, revelou a auxiliar-técnica, que comanda a escolinha do bairro Antonio Zanaga.


As caratecas Gabriela Detoni de Lima e Julia Manzim também subiram no pódio. As atletas faturaram a medalha de prata nas categorias infanto-juvenil e mirim, respectivamente. Americana trouxe ainda a medalha de bronze, no kata, mais uma vez com Isadora Torquato.

Vôlei feminino: Americana estreia amanhã no Paulista

De volta ao cenário adulto após quatro anos, a equipe feminina de vôlei de Americana estreia hoje (23/4), às 18h30, no ginásio principal do Centro Cívico, no Campeonato Paulista da Série A-1. Logo de cara, as americanenses enfrentam uma tradicional equipe do vôlei brasileiro: São José dos Campos, que tem no currículo participações na Super Liga Nacional e Paulista da Divisão Especial. Na volta do time adulto, o técnico Nestor Batistuzzi recebeu reforços importantes em relação ao elenco da última temporada e confia na base para fazer sucesso na competição.


“Nós últimos anos trabalhamos apenas com as meninas da base e conseguimos boas revelações, inclusive no time do ano passado, que foi campeão dos Jogos Regionais e vice dos Jogos Abertos. Além das meninas da base, fizemos oito contratações para o Paulista e estou bastante confiante, mesmo sabendo que o nível dos adversários e da competição será muito forte”, comentou o treinador e coordenador da equipe, que fala com precaução do retorno do time adulto. “Mas temos que ter cuidado, pois é um retorno e não podemos sacrificar e nem queimar nenhuma atleta”, completou.


As novidades da equipe são as atletas Tássia, Raquel, Thais, Marina, Mirela, Flavia e Evelin, que foi revelada nas bases do time americanense e estava defendendo São José dos Campos, onde conquistou a medalha de ouro dos Jogos Abertos de 2009. Reforço de última hora, a ponta Camila Leão, ex-Pinheiros, também dará experiência ao jovem elenco. A equipe da Honda Aversa/Secretaria de Esportes tem média de idade de 18 anos e altura de 1,75m. Ao todo, oito times estarão na briga por duas vagas na divisão de acesso à elite do Paulista, competição organizada pela FPV (Federação Paulista de Vôlei).


Durante os quatro meses de preparação, a equipe fez dois jogos amistosos. Contra Limeira, as americanenses venceram por 3 sets a 1. Já no confronto com Piracicaba, que também estará na disputa do Paulista, a equipe de Americana perdeu pelo mesmo placar. O técnico e elenco americanense esperam o apoio da torcida no retorno ao Campeonato Paulista. O vôlei da Secretaria de Esportes de Americana tem o apoio da Honda Aversa, Módulus Academia, São Lucas Saúde, Radan Acessórios Têxteis, Imobiliária DCA Domus e Ameristamp.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Americana enfrenta Ourinhos pela última rodada do 1º turno

Pela última rodada do 1º turno do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, a equipe de Americana enfrentará nesta quinta-feira (22), às 20h, a equipe de Ourinhos, em partida que ocorrerá no Ginásio Principal do Complexo Poliesportivo Centro Cívico, em Americana. A partida também marcará a estréia da armadora Helen Luz diante da torcida de Americana.

Segundo a jogadora Karina, a equipe está concentrada e motivada para o jogo “Estamos treinando em um ritmo forte, focando o bom resultado. Acredito que a equipe esteja bem preparada e concentrada para fazer uma boa partida. Jogaremos com o apoio da torcida, e é sempre bom sentir o apoio vindo das arquibancadas na hora do jogo” comentou a jogadora.


Americana ocupa o segundo lugar do campeonato, ao lado de Santo Andre, com nove pontos acumulados em cinco jogos.


No sábado (24), a equipe americanense abre o 2º turno do Paulista em confronto contra o Jundiaí, às 18h, também em Americana.

Jogos Regionais: Esporte adequa praças para vôlei de areia e malha

Duas praças de esportes de Americana estão sendo adequadas para a disputa dos Jogos Regionais, que serão realizados entre os dias 20 e 30 de julho. No bairro Vila Jones, a Praça de Esportes Gilberto Cremasco passa por reformas para sediar as partidas de vôlei de areia. Já na Praça de Esportes Vicente Pavan, no bairro Vila Bertini, funcionários da Secretaria de Esportes estão recuperando o local e melhorando o campo de malha.


A Prefeitura está investindo cerca de R$ 50 mil e a previsão é que as reformas sejam concluídas no início do mês de maio.


Na Praça de Esportes Vicente Pavan, os alambrados serão substituídos e os brinquedos infantis recuperados. Além disso, a quadra receberá novas redes de proteção, traves e tabelas de basquete. O muro que cerca a quadra será aumentado. Na fase final de recuperação, a quadra será pintada. Inaugurado em 1995 e inativo há cinco anos, o campo de malha ganhou um novo piso sintético e será o local das disputas da modalidade durante os Jogos Regionais. As obras terão investimento de R$ 35 mil.


Já a Praça de Esportes Gilberto Cremasco será o palco das partidas de vôlei de areia. A praça foi escolhida para receber a modalidade por ter uma estrutura quase pronta para a competição. O campo de areia existente no local será adaptado para uma quadra de vôlei. Ao lado, a Prefeitura vai construir uma outra quadra, como exige a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo. O espaço onde existia a pista de skate, em desuso há muito tempo, será reservado para o aquecimento dos atletas. As modificações e adaptações vão custar à Prefeitura cerca de R$ 15 mil. A expectativa é que as obras estejam prontas na primeira quinzena de maio.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Categorias de base da Unimed\Americana vencem no Campeonato Paulista

Na tarde deste sábado (17), a equipe Infanto\Juvenil de basquete feminino da Unimed\Americana, comandada pela técnica Adriana Santos, venceu a equipe do Santo André pelo placar de 59 a 56, em partida válida pelo Campeonato Paulista, realizada no ginásio principal do Complexo Poliesportivo Centro Cívico, em Americana.


Com este resulttado, a equipe americanense chega a sua terceira vitória em quatro jogos e soma sete pontos na competição. Acompanhando a partida, estavam as jogadoras da equipe adulta de basquete feminino de Americana Karla Costa, Carina Fellipus e Grá, além da técnica da Seleção Brasileira sub-15, Janeth Arcain.


O próximo confronto da equipe americanense será no sábado (24), às 15h30, contra a equipe de Osasco, em Americana.


Ainda pelo Campeonato Paulista, a equipe Mirim da Unimed\Americana venceu, na sexta-feira (16), a equipe do SESI Guarulhoes pelo placar de 63 a 27, em partida realizada na cidade de Gurarulhos e conquistou sua terceira vitória em três jogos, somando seis pontos na competição. A cestinha do jogo foi a atleta Izabella da Unimed\Americana, com 33 pontos.


A categoria Mirim da Unimed\Americana volta à quadra no dia 27 (terça-feira), às 18h30, contra a equipe de Osasco, em Americana.

Americana Basketball 89x62 São Caetano

A equipe de basquete masculino de Americana deu sequência no seu bom momento no Torneio Novo Milênio e venceu São Caetano, sua segunda partida seguida, por 89x62 (45x38).

O time do ABC se impôs no primeiro quarto e com um arremessos certeiros de três pontos, venceu por 20x25. Após um puxão de orelha do técnico Wolmer Bicalho, o time voltou mais focado para o segundo quarto e com uma defesa mais agressiva, impediu que o adversário mantivesse a mesma tática dos arremessos de longa distância, com isso os americanenses passaram a frente no placar e venceram o quarto em 25x13.Já no terceiro quarto a defesa foi o ponto forte dos americanenses e usando muito os contra ataques, a vantagem no placar abriu e o quarto foi fechado em 17x09. No último quarto além de manter a mesma defesa agressiva, o AB soube administrar a vantagem no marcador e fechou em 27x15, vencendo o jogo por 89x62.

O grande destaque da partida foi o ala Gilsinho com 33 pontos.Com essa vitória, o AB chega a 9 pontos ganhos em 6 jogos, sendo 3 vitórias e 3 derrotas. A próxima partida será dia 23/04 as 20h em Piracicaba, contra o XV.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Basquete Feminino : Americana perde para Catanduva

Americana perdeu a invencibilidade no Campeonato Paulista de basquete feminino ao ser batido por Catanduva por 58 a 35, ontem á noite, no Ginásio Anoar Pacha, em Catanduva. O time da casa passou a ser o único com aproveitamento de 100% na competição e assumiu a liderança isolada com dez pontos, seguido por Americana e Santo André, ambos com nove.

Em jogo no qual a marcação foi a tônica, Catanduva se manteve algoz do time americanense, que segue tendo muita dificuldade em superar o adversário. Natália, de Catanduva, com 13 pontos, foi a cestinha da partida, enquanto Mamá, de Americana fez um double-double, com 12 pontos e dez rebotes. A armadora Helen Luz teve uma atuação discreta em sua estreia.


Catanduva não deu chance a Americana e venceu todos os períodos. No primeiro começou a definir a partida ao abrir nove pontos de vantagem, 19 a 8. No segundo, em dez minutos, os dois times marcaram apenas 16 pontos, 10 a 6 para o time da casa. Assim o primeiro tempo terminou 28 a 15 para o time da casa. No terceiro período, Americana perdeu por 15 a 11, e no último por 15 a 9, com Catanduva garantindo a vitória com 23 pontos de vantagem.


O time americanense volta à quadra quinta-feira para encarar Ourinhos, outro clássico, desta vez em Americana, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista. Nos outros jogos de ontem à noite, Santo André passou fácil por São Caetano, 76 a 55, e Ourinhos não teve dificuldade contra Araçatuba, 99 a 74.

Fonte : Luiz Peninha - Jornal Todo Dia - www.tododia.com.br


AB contrata mais um reforço

A diretoria do Americana Basketball anunciou nesta quinta-feira (15/04) a noite um reforço para a sequência do Torneio Novo Milênio. Trata-se do ala Eduardo Augusto Reis Baeta, mais conhecido como Feliz. Nascido em 25/02/1984, o ala de 1,96m estava defendendo a equipe de Assis no campeonato da NBB e após a eliminação nos play-off para Bauru, ficou livre para negociar com outros times.

A diretoria do Americana Basketball estava a procura de um pivô e um ala, mas até agora não teve sucesso com um pivô. Feliz irá se juntar ao grupo neste final de semana e na segunda-feira se apresenta para treinar.
"O Feliz sempre teve seu nome na nossa lista de opções, mas sempre tinha um detalhe que atrapalhava a sua contratação. Desta vez tudo deu certo e agora podemos contar com mais um atleta de qualidade na nossa equipe" diz o técnico Wolmer Bicalho.

O AB joga amanhã as 17h em Americana, contra São Caetano. A partida é válida pela penúltima rodada do primeiro turno. O local da partida será no ginásio Marcos Antonio Gobbo, no Jardim São Pedro, com entrada franca.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Danilo Glasser disputa o Open Britânico de Natação


O nadador paraolímpico Danilo Glasser, Patrocinado pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa, chegou nesta quinta-feira (15) na Inglaterra, onde disputará o tradicional Open Britânico de Natação 2010, que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de abril.

A primeira etapa do Europeu Open de Natação, que terá ainda outras quatro provas ao longo do ano, é o evento de natação paraolímpica mais disputado do mundo, em que mais de 300 nadadores de cerca de 30 países da Europa, da Ásia e das Américas estarão presentes.

Glasser disputará em Sheffield as provas dos 50, 100 e 400 metros Livre “Pelo período de treino, eu devo me sair melhor nos 100 livre e até mesmo nos 400. Mas é claro que vou nadar os cinquentinha a todo vapor, já que é minha especialidade” comentou o americanense.

Na sexta-feira (16), primeiro dia de competição, Glasser disputará os 400 metros Livre e espera conquistar uma vaga na final da prova. No sábado (17), o atleta disputará os 50 metros livre, sua especialidade. No domingo (18) fecha sua participação na competição com a disputa os 100 metros livre.

Campeonatos regionais movimentam categorias de base do Projeto Social de Basquete Feminino da Unimed.


Duas equipes das categorias de base do projeto social de basquete feminino da Unimed Santa Bárbara d´Oeste, Americana e Nova Odessa jogaram nesta quarta-feira (14) pelas competições regionais das categorias.


Pelo campeonato da Associação Regional de Basquete (ARB), a categoria Infanto/Juvenil da Unimed/Nova Odessa enfrentou, fora de casa, a equipe de Itatiba, pela segunda rodada da competição, e foi derrotada pelo placar de 75 a 12. A equipe volta a jogar nesta sexta-feira (16), às 16 horas contra Piracicaba, no Ginásio Municipal do São Manuel, em Nova Odessa.


Já pelos Jogos da Juventude, a equipe sub-17 da Unimed/Santa Bárbara enfrentou a equipe de Piracicaba, no ginásio barbarense Mirzinho Daniel, e foi derrotada pelo placar de 44 a 54.Para o técnico da equipe, Raphael Ribeiro, erros no último quarto foram determinantes para o resultado “A partida foi equilibrada o jogo todo, com as equipes marcando forte.


O diferencial no final da partida foram três erros de passe da nossa equipe, que proporcionaram o contra ataque para Piracicaba. Mesmo com a derrota, a equipe demonstrou-se bem na partida” avaliou o treinador.


O Projeto Social de Basquete Feminino da Unimed Santa Bárbara d´Oeste, Americana e Nova Odessa tem como objetivo inicial a formação integral das crianças, adolescentes e jovens através do basquete.


Trabalhando o desenvolvimento simultâneo dos aspectos cognitivo, motor e social, busca possibilitar oportunidades de acesso não só das atividades esportivas, mas também sociais e intelectuais.

Americana coloca dois no pódio do Paulista de Ciclismo de Estrada

Americana colocou dois ciclistas no pódio na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Ciclismo de Estrada, competição organizada e promovida pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo), que contou pontos para o ranking nacional e estadual da modalidade. Após mais de 70 quilômetros , Geraldo Souza e Raphael Mancini Serpa, que integram a equipe da UAC (União Americanense de Ciclismo), cruzaram a linha de chegada na segunda e terceira posições, respectivamente. A prova foi realizada na cidade de Piracicaba, no último domingo (11/4), com a participação de cerca de 500 ciclistas do Estado de São Paulo.


Com 1 hora 30 minutos e 32 segundos, Souza fechou a prova piracicabana de resistência, após 19 voltas, com a medalha de prata, seguido de Serpa, também de Americana. Luciano Pereira completou a prova da elite na 11ª posição. A equipe americanense teve representante também nas categorias junior masculina e elite feminina. Ao todo, a etapa teve 21 categorias e dez baterias, no circuito de 3,5 km montado na Estrada do Bongue, entre as rotatórias do Carrefour e da rua dos Dourados, no Jardim Jupiá.


O bom resultado na Noiva da Colina renderá pontos para a equipe de ciclismo de estrada da Secretaria de Esportes no ranking nacional. Além disso, Geraldo Souza deverá subir ainda mais no ranking estadual com a segunda posição. Atualmente, o ciclista aparece na terceira colocação do ranking da FPC e na quinta posição da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).


Copa Tiradentes


A equipe de ciclismo de Americana volta à estrada na próxima semana, em Campinas, na Copa Tiradentes. A prova também vale pontos para o ranking estadual. A prova será disputada no dia 21, feriado nacional.

Juliana da Silva Souza fatura medalha de bronze no Paulista de Atletismo

Observada por Jadel Gregório, um dos principais nomes do atletismo do Brasil, a atleta Juliana da Silva Souza, de Americana, garantiu na pista de atletismo do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Piracicaba, a medalha de bronze no lançamento do dardo, na etapa de abertura da temporada da Federação Paulista de Atletismo (FPA). A atleta da Secretaria de Esportes cravou, na terceira e última tentativa, a marca de 44 metros e 10 centímetros , garantindo a terceira posição na competição.


Segundo o técnico e coordenador da modalidade, André Gimenez Zappia, o resultado da representante americanense foi “espetacular”. O treinador afirmou ainda que a etapa foi de alto nível e reuniu os melhores atletas do país. “Um exemplo claro disso foi a participação do Jadel, que disputou recentemente o Mundial. O torneio foi bom e serviu para analisarmos o que vem pela frente na temporada 2010. A Juliana foi a grande surpresa e, aos poucos, vai conquistando seu espaço no cenário estadual”, comentou Zappia.


O coordenador destacou também o início da temporada para diversos atletas de Americana. “Para alguns de nossos atletas essa foi a primeira prova do ano de um ciclo de treinos que se iniciaram em novembro. Com certeza ainda traremos um grande número de medalhas e títulos para nossa cidade”, completou. A equipe americanense teve 13 representantes na disputa estadual. Grande atração da etapa da FAP, Gregório participou das provas de salto em distancia e triplo.


Cinco de Americana no Troféu Brasil


Com apenas duas competições oficiais na temporada 2010, cinco atletas da Secretaria de Esportes de Americana já estão garantidos no Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado no mês de setembro, em Maringá, no Paraná. Felipe Braga, no lançamento do martelo, Márcio da Costa, no lançamento do disco, Douglas Ataíde, no arremesso de peso, Renato Atila, no decatlon e salto com vara, e Juliana da Silva de Souza, no lançamento do dardo, estão com vagas asseguradas na principal competição de atletismo do Brasil. Ano passado, a cidade teve oito representante na disputa nacional. Neste ano, a expectativa do técnico é que o número seja superado.


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sem Karla e com Helen, Americana encara Catanduva

Na estreia da armadora Helen Luz, de 37 anos, que foi apresentada no último sábado (10/4), a equipe feminina adulta de basquete de Americana revive amanhã (15/4), com Catanduva, um dos duelos mais acirrados da temporada passada. Ainda invictas no Campeonato Paulista, as equipes se encaram às 20h, no Ginásio Municipal Anoar Pacha, em Catanduva, em confronto que vale a liderança da competição estadual.

Com quatro vitórias cada e oito pontos na classificação, atualmente, os dois times dividem a ponta de cima da tabela. Para a partida, o técnico Luiz Augusto Zanon terá a sua disposição a experiente armadora Helen, que estava atuando na Espanha e assinou contrato de um ano com o time americanense. Em contrapartida, o treinador não poderá contar com a lateral Karla Costa. Após um choque com a jogadora de Santo André, a atleta de Americana recebeu seis pontos na cabeça, devido ao corte originado na queda. Apesar do processo de recuperação ser considerado bom, a lateral ficará afastada de 10 a 15 dias das quadras.

“O basquete do Brasil mudou um pouco em relação aos últimos campeonatos que disputei aqui, há oito anos. As equipes estão com jogadas mais rápidas e com uma imposição física mais forte. Para a partida de amanhã, estarei à disposição do Zanon. Talvez possa me faltar um pouco de entrosamento, pois treinei apenas dois dias com a equipe, mas estou na minha condição física ideal”, comentou a atleta.

Sobre o confronto de amanhã, Helen completou. “Será uma partida bem difícil. Catanduva é uma equipe forte e joga muito bem em casa, com muita velocidade e marcação. Esperamos entrar com um ritmo forte de jogo e tentar controlar a partida. Americana tem total capacidade de sair de lá com um bom resultado”.

Após a quinta rodada, o próximo jogo de Americana será no dia 22 de abril (quinta-feira), às 20h, no ginásio principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), contra a equipe de Ourinhos, pela última rodada do 1º turno da competição.

Escolinhas de esportes da Prefeitura de Nova Odessa oferecem turmas de kung fu

A partir desta quarta-feira, dia 14 de abril, a CEL (Coordenadoria de Esportes e Lazer) da Prefeitura de Nova Odessa passa a oferecer aulas gratuitas de mais uma modalidade esportiva para as crianças e pré-adolescentes da cidade: o kung fu. Os treinos, ministrados pelo professor Alexandre de Almeida, serão sediados no Ginásio de Municipal do Jardim Santa Rosa.


Além da nova modalidade, a CEL passou, recentemente, a oferecer ginástica artística, além de futebol, futsal, handebol, vôlei, basquete, natação, xadrez, damas, tênis de mesa, mountain bike, BMX, judô, taekondo e caratê.


Arte Marcial


As aulas de Kung Fu acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 19h30 às 20h30. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta o interessado comparecer ao local nestes dias e horários. “Esperamos com esse trabalho, descobrir novos talentos, e, quem sabe, treinar grandes campeões”, disse Almeida, professor a 16 anos da modalidade.


Segundo o coordenador de Esportes e Lazer, Eduardo Mota, “esta é mais uma conquista do Esporte novaodessense”. “Estamos, aos poucos, conquistando novas modalidades para a CEL. Esperamos poder, um dia, oferecer modalidades para todos os gostos e idades”, disse o coordenador.


A orientação do professor é para que os interessados estejam vestidos adequadamente, com roupas leves. “A princípio, eles podem participar, por exemplo, vestidos com calça de taquitel ou moleton, e também com camisetas sem mangas”, disse.


Os interessados em fazer parte da equipe de kung fu de Nova Odessa devem procurar o Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa, sede da CEL, que fica na Rua João Bassora, nº 543. Mais informação aos cidadãos interessados pelo telefone (19) 3498-1561.

Equipe de Americana participa de workshop de karatê

A equipe de karatê de Americana participou no último sábado (10/4), nas dependências da Sociedade Hípica de Campinas, do 1º Workshop de Karatê Hípica, com o tema central: O Karate como ferramenta na formação Integral do Individuo. O evento, que foi organizado pelo professor Rafael Soutto (coordenador da modalidade), reuniu cerca de 60 alunos e professores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).


O evento teve início no período da manhã, com a abertura oficial, que teve a participação de professores da região, atletas de várias idades e graduações. Os representantes de Americana apresentaram os Projetos Sociais Karatê Educacional, que é realizado no bairro Cidade Jardim, e a escolinha de Karatê do Centro Cívico. Alunos da ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar), AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e da Sociedade Hípica de Campinas também participaram do workshop.


Segundo Soutto, foram desenvolvidas atividades variadas com os participantes, como alongamentos, fundamentos técnicos e katas. Ainda de acordo com o coordenador, em diversos momentos os professores explicavam e debatiam sobre as técnicas e aplicações dos fundamentos do Karatê na sociedade atual. Na etapa final do evento, os professores desenvolveram um treino específico, expondo aos alunos técnicas e fundamentos mais apurados do Karatê Shotokan, encerrando a programação.


“O evento apresentou grande qualidade organizacional e estrutural, contribuindo efetivamente para melhor qualificação e formação dos professores e praticantes do Karatê na Região Metropolitana de Campinas”, avaliou o técnico e coordenador da modalidade. A equipe de karatê da Secretaria de Esportes disputa, no próximo final de semana, da final do Campeonato Brasileiro.



terça-feira, 13 de abril de 2010

Handebol feminino de Americana vence São Caetano e lidera Paulista

A equipe adulta feminina de handebol de Americana venceu a segunda partida seguida no Campeonato Paulista. Mesmo atuando na casa do adversário, o time americanense derrotou São Caetano por 29 a 21, no sábado (10/4) à tarde, pela segunda rodada da competição organizada pela FPH (Federação Paulista de handebol). O resultado coloca a equipe na liderança do campeonato estadual ao lado da Metodista/São Bernardo, que é a próxima adversária das americanenses.

A vitória no ABC foi comemorada pelo técnico e coordenador da equipe Jurandir Batista, o Didi. Para o treinador, o resultado positivo longe de casa vai ter reflexos no final da fase de classificação. “É um resultado muito importante e que dá moral ao nosso time. Essas vitórias vão nos ajudar muito quando a competição afunilar, sem contar que vamos enfrentar São Caetano, no returno, no nosso ginásio”, comentou o treinador.


As ponteiras Aline Rosa e Muriel Antico comandaram a vitória da equipe americanense. Juntas, as atletas foram responsáveis por 15 gols. Uma das artilheiras do Paulista, Aline marcou oito gols. O resultado foi concretizado ainda no primeiro tempo, que foi vencido por Americana por 16 a 10. Na volta do intervalo, a armadora Jaqueline, que anotou seis gols, deu equilíbrio suficiente para as americanenses vencerem mais um jogo. Com quatro pontos e na liderança do estadual, o time de Americana volta à quadra na sexta-feira (16/4), às 19h, no ginásio da Praça de Esportes Aristides Pisoni, no bairro Jardim Ipiranga, para enfrentar a Metodista/São Bernardo, pela terceira rodada.


Cadete


Se o time adulto foi bem, a equipe da categoria cadete não teve o mesmo desempenho. Pela Liga Regional, o time americanense perdeu para Campo Limpo Paulista pelo placar de 19 a 9, no último domingo (11/4), na casa do adversário. As meninas da categoria cadete ainda não conseguiram vencer na competição da Lhesp (Liga de Handebol do Estado de São Paulo).


segunda-feira, 12 de abril de 2010

"Beretta Rossi" é campeão do Torneio de Areia

Com excelente atuação a equipe Beretta Rossi sagrou-se campeã da 4ª edição do Torneio de Verão de Futebol de Areia, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes. A equipe Beretta Rossi venceu o "Amigos da Vila" por 4 a 1 na semifinal e a equipe do "Ajax" na final por 3 a 2.

Os atletas da equipe campeã : Ailton Silva, Elton Cezaretti, Bruno Celestino, Maycon Flor, Fábio Souza, Douglas Facceri, Cristian Garcia, João Paulo Silva e Jean Carlos Silva.

O artilheiro do campeonato foi Augusto Pinheiro (da equipe Aracaju) com 09 gols, e o goleiro menos vazado foi Leonardo Moreira (Ajax), com seis gols sofridos.

fonte : Juca Show (Secretaria de Esportes)

domingo, 11 de abril de 2010

Basquete Masculino : AB vence fora e se recupera

Parece que a vida do Americana Basketball será cheia de emoções nesse Torneio Novo Milênio. A equipe que vinha de três derrotas consecutivas, sendo duas delas perdendo nos segundos finais e com muita emoção para os torcedores, foi até Suzano para se reabilitar e conseguiu, 86x84, mas com muita emoção, pois o jogo só foi decidido em dois lances livres, com o tempo zerado.

O Americana Basketball perdeu seu primeiro quarto por 21x23, mas logo se recuperou e começou a dominar a partida e venceu o segundo quarto por 24x11, fechando o primeiro tempo em 45x34. No terceiro quarto Suzano veio disposto a tirar a diferença e com tiros certeiros de três pontos, diminui a vantagem dos americanenses e venceu por 19x25. Mesmo a frente no placar, o AB teve muitas dificuldades para manter uma vantagem no placar e a partir dos 4 minutos finais, a liderança foi alternando. Faltando 14 segundos do final, Suzano empatou em 84x84. Depois de um pedido de tempo e uma jogada combinada, o armador Fernando Reis teve a oportunidade de converter dois pontos numa infiltração, mas errou e o pivô Filé pegou o rebote debaixo do cesto e tentou o arremesso, sofrendo falta.
Nesse mesmo momento a campainha tocou e o tempo foi zerado. O árbitro assinalou a falta antes do soar da campainha, mas a comissão técnica de Suzano protestou e muito, alegando que o árbitro apitou depois do soar da campainha. Mesmo com muitos protestos, os árbitros mantiveram a decisão e o pivô Filé arremessou dois lances livres, convertendo ambos e dando conquistando a vitória por 86x84.

"Mais uma vez tivemos a partida na mão e não soubemos administrar a vantagem. Mas temos que citar dois fatores importantes nesse campeonato. Os times estão nivelados e todos estão bem, tanto é que as partidas estão sendo decididas nos segundos finais. Por outro lado, a pressão e a ansiedade de vencer atrapalha nos momentos decisivos. Vamos trabalhar essa deficiência, pois temos muitas partidas ainda e o time que tiver melhor equilíbrio emocional terá uma boa vantagem" diz o técnico Wolmer Bicalho.

O destaque do AB foi o ala Alfredo com 28 pontos. Também pontuaram, Edu 16, Filé 13, Gilsinho 10, Fernando Reis 10, Weliton 8 e Bala 1. A próxima partida dos americanenses será no dia 17/04, as 17h em Americana, contra o São Caetano.

Basquete Feminino : Americana vence na prorrogação

Em uma partida difícil pelo Campeonato Paulista Feminino 2010, realizada neste sábado (10), a Equipe de Americana venceu em casa o Santo André, pelo placar de 77 a 74, na prorrogação, após a partida terminar empatada em 65 a 65.

Faltando apenas 05 segundos para o encerramento do quarto período, Americana perdia pelo placar de 65 a 63, e chegou ao empate no arremesso da atleta Karen. “Fico feliz em ter ajudado a equipe. Nós tínhamos apenas cinco segundos para tentar empatar, o técnico Zanon pediu tempo e disse à equipe que quem ficasse com a bola teria que decidir o jogo. Eu recebi o passe da Babi na esquerda e arremessei. Fui feliz no lance e consegui marcar os pontos para a equipe” contou a jogadora.

Outro destaque de Americana foi à atleta Carina, cestinha do jogo com 20 pontos.

Com a vitória, a equipe americanense manteve sua invencibilidade na competição e assumiu a liderança do com 08 pontos ganhos, ao lado de Catanduva, que será seu próximo adversário na quinta-feira (15) às 20h, em partida realizada na cidade de Catanduva.

No intervalo da partida deste sábado, foi apresentada a torcida a jogadora Helen Luz, nova contratada da Equipe de Americana “Gostaria de agradecer o apoio de Americana, em depositar confiança em mim. Considero-me uma pessoa privilegiada em voltar pra casa, pois considero Americana minha casa, por ser o último clube brasileiro em que joguei no Brasil, antes de ir para a Europa. Vou me esforçar ao máximo para dar o meu melhor pela equipe” declarou Helen sobre seu retorno ao Brasil.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Jogos Regionais são lançados oficialmente em Americana


Com uma abelha como mascote, os Jogos Regionais de Americana foram lançados oficialmente ontem (8/4) pelo secretário de Esportes, Mário Antonucci. Além do mascote, o secretário apresentou também toda a estrutura da cidade e a programação da competição, que será realizada entre os dias 20 e 30 de julho. Durante a cerimônia, que reuniu a imprensa e autoridades da cidade, o Comitê Organizador (formado por funcionários ligados à Secretaria de Esportes) revelou que 50 municípios já confirmaram presença na 54ª edição da chamada mini “Olimpíada Caipira”.


“Estamos em um processo acelerado para a realização dos Jogos Regionais. A intenção do prefeito Diego De Nadai e da Administração Municipal é organizar a melhor edição de todos os tempos. Tenho certeza de uma coisa: empenho para receber bem as delegações e vontade de realizar uma edição histórica da competição não faltará da nossa equipe”, comentou o chefe da pasta. Ainda segundo o comandante do esporte de Americana, que ocupará também a função de coordenador geral do Comitê Organizador, a partir da definição do mascote, uma série de ações serão feitas para envolver a população com os Jogos Regionais. “A abelha desenvolvida para os Jogos Regionais foi uma tacada de mestre. Além de estar presente na nossa bandeira, ficou muito bonita e bem representada. A abelha estará participando de diversos eventos, visitando bairros e escolas para convidar a população para os Regionais”, disse.


Nos próximos dias, o mascote ganhará um nome, através do voto popular. Com três opções: Ameribelha, Mery Bee e Zam, a votação será feita no site dos Jogos Regionais (www.americana.sp.gov.br/jogosregionais), que também já está liberado para visualização na internet. A abelha estará presente, no primeiro contato com a população, na próxima partida da equipe feminina adulta de basquete de Americana, sábado (11/4), às 18h. O mascote desenvolvido para a competição foi criada utilizando como referência o brasão da cidade, que possui uma colméia entre duas abelhas, representando o trabalho em conjunto das colônias. “Todos esses detalhes transmitem perfeitamente a mensagem que os Jogos Regionais pretendem passar. União, confiança, perseverança e trabalho em equipe são palavras-chave desse mascote”, completou Antonucci.


Divulgação


Além da abelha, será iniciada a divulgação da competição. Os ginásios que receberão os Jogos Regionais serão identificados e diversas ações serão realizadas para atrair o público para o dia 20 de julho, data da Cerimônia de Abertura. O Comitê Organizador informou que, aproximadamente, sete mil pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes são esperados em Americana para participar dos JR. Para suportar toda essa “invasão” de esportistas, a Secretaria de Esportes de solicitou 42 escolas da Rede Pública Municipal e Estadual para servir de alojamento para as diversas delegações. Até agora, 26 escolas foram escolhidas. O Comitê Dirigente será na Escola Técnica Polivalente. O local deverá receber todas as informações da competição.


Além das tradicionais 22 modalidades de disputa, os Jogos Regionais de Americana terão uma novidade na 54ª edição: o bicicross será inserido na competição como modalidade extra. Exceto o bicicross, todas as demais modalidades somarão pontos: atletismo, basquete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, caratê, malha, natação, taekowondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Por apenas participar da disputa da modalidade, cada cidade recebe um ponto de bonificação.

Estrutura que será utilizada:


8 Ginásios (incluindo o ginásio do Sesi): basquete, volêi, futsal e handebol

8 Campos de futebol

5 Quadras de tênis (Centro Civico)

1 Ginásio para ginástica artística (Centro Civico)

1 Salão social (Clube do Bosque): Damas e Xadrez

1 Ginásio (Colégio Objetivo): ginástica ritmica e tênis de mesa

1 Quadra de areia (Praça de Esportes Gilberto Cremasco, na Vila Jones): volêi de areia

1 Pista de atletismo (Centro Civico)

1 Velódromo Municipal (ao lado do Centro Civico): ciclismo

1 Pista de bicicross (ao lado do entro Civico): bicicross - modalidade extra

1 Campo do bocha (Praça de Esportes Aristides Pisoni, no Jardim Ipiranga)

1 Campo de malha (Praça de Esportes da empresa Goodyear)

2 Piscinas semi-olimpicas (Centro Civico e Nova Americana): natação e biribol, respectivamente

1 salão da Fidam: judô, caratê, capoeira e taekowondo